22 de dez. de 2009

Radar Educomunicação X

Educomunicação para radialistas

Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Ceará (Abraço-Ce) promove curso de formação para formar radialistas comunitários, comunicadores populares e militantes dos movimentos sociais e sindicais com técnicas de rádio para produções educativas.

O curso é oferecido em parceria com a Faculdade 7 de Setembro (Fa7) entre os dias 11 e 14/01 e 21 e 23/01, em Sobral.

As 30 horas de curso abrangerá os seguintes temas: características do rádio, história do rádio, sistema legal de Radiodifusão, educação no Rádio, Rádios Comunitárias, tendências atuais do rádio, roteiro radiofônico, plástica radiofônica, radiojornalismo e educomunicação.
Mais informações: leituracritica.ning.com



Educomunicação em Serrinha-BA
A Diretoria Regional de Educação de Serrinha, a Direc12, realiza Encontro de Educomunicação e Grêmio com Estudantes de 5 municípios.
Seu objetivo é fortalecer escolas onde há organização estudantil e iniciativas como rádio escola e jornais impressos produzidos pelos estudantes.
No dia 10 de novembro, cerca de 50 estudantes participaram da oficina de educomunicação e de um debate sobre grêmios.
Através das ferramentas educomunicativas, os estudantes tornam-se protagonistas do conhecimento dentro de fora da sala de aula.
A estudante Fabiane Moura, do Colégio Estadual de Biritinga, que faz reportagens no jornal impresso de sua escola, pretende seguir a área de comunicação.


Educomunicação em Anápolis-GO
Primeira turma do Programa EduComunicação apresenta trabalhos por meio de vídeos, curta metragens e programas de rádio com vários temas.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tencologia em parceria com a Assessoria de Comunicação na cidade de Anápolis, em Goiás.
A professora Lana Caixeta, uma das coordenadoras do programa, afirmou: "Após vinte anos dentro da sala de aula, eu não tinha visto nada tão inovador. E todo esse aprendizado será repassado para o nosso público que são os alunos".


Vídeo para Todos
O Vídeo para Todos (vpt) do Projeto Bem-te-vi apresenta em seu blog o funcionamento de seus cursos, mas especificamente no endereço http://vpteducomunicativo.blogspot.com/.
Vale a pena conferir o vídeo abaixo e diversos outros que se encontra no blog do projeto.
Confira.





Fala, Cerrado!
O Fala, Cerrado é um programa radiofônico como estratégia de sensibilização para a conservação dos recursos hídricos, como demonstra Simone Mamede na apresentação linkada.
A educomunicação é trabalhada a partir das seguintes estratégias:
- Promoção do acesso democrático às informações relacionadas à questão socioambiental
- Identificação da realidade local, sua história, cultura com visão de sustentabilidade
- Estímulo à participação e envolvimento das comunidades
- Facilitação do processo de ensino-aprendizagem



Educomunicação no OSUN.ORG
Você já conhece o OSUN.ORG?
A busca nesse buscador se dá pela apresentação de documentos nos formatos DOC, PPT e PDF. Busque por Educomunicação em formato DOC!
Agora em formato PPT...
E então, em formato PDF...
E faça uma excelente pesquisa bibliográfica!


Especialização em Educomunicação na Bahia
As Faculdades Senac da Bahia estão oferecendo o curso de Especialização em Educomunicação SócioAmbiental.
O curso é presencial, funcionando aos sábados entre as 8h e 17h e irá oferecer 35 vagas.
Seu investimento será de R$ 6.300,00 em 14 parcelas de R$ 450,00.
Seu principal objetivo é especializar profissionais para atuarem nas áreas de informação e comunicação de ações, projetos e programas de educação sócioambiental.


Mais um blog sobre Educomunicação
As Salesianas (FMA) de Recife-PE inauguraram seu blog sobre Educomunicação em maio deste ano (2009).
Vale a pena conferir o que as irmãs andam fazendo juntamente com os jovens de escolas e movimentos sociais nas áreas de comunicação e pastoral juvenil.


Educomunicação no Rio de Janeiro
Educomunicação Sócioambiental é mais um programa de educomunicação.
Dessa vez no Estado do Rio de Janeiro através de parceria entre as Secretarias de Ambiente (SEA) e Educação (SEEDUC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Viva Rio.
É financiado pelo Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano (FECAM).
Já aconteceram duas edições do projeto-piloto "Nas Ondas do Ambiente" com o objetivo de dar oportunidade a mais pessoas de terem acesso democrático à produção e difusão de informações, utilizando de forma criativa os meios de comunicação.
Em 2007, ainda como projeto-piloto "Rádio@Escola.com" que atendia 183 escolas da rede pública estadual contempladas com equipamentos de rádio pelo Ministério da Educação através do Programa de Ensino Médio (PROMED).
Em 2008, o projeto passou por 48 Unidades Escolares atendendo 360 participantes entre professores, estudantes e comunicadores comunitários por meio de oficinas de técnicas radiofônicas e temas sócioambientais.
Para 2010 estima-se que atenderá um público três vezes maior, chegando a 136 escolas espalhadas por todos os municípios do Estado.
A meta do programa é capacitar mais 1.200 pessoas.


2 comentários:

  1. Antônia, Parabéns. O blog é pleno de conteúdo do uso da comunicação na educação. Podemos trocar posts se vc houver interesse. O comunicação comunitária é de uma cadeira na Estácio Vitória. Eu sou o professor e adm o blog. Vou ver o site o aprendaaki.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ricardo, legal!
    A interação é sempre muito boa e dessa forma, crescemos e democratizamos a comunicação e a nossa experiência.
    Vou entrar no blog do qual falou e vamos nos ajudando nessa caminhada.
    O Portal Educacional Aprendaki (www.aprendaki.com.br) está... digamos hibernando por um tempo... Estamos reavaliando o projeto e o tiramos do ar.
    Está no ar apenas o domínio www.aprendaki.net, o Blog (http://blog.aprendaki.net), o EAD (www.aprendaki.net/moodle) e o Webquest (www.aprendaki.net/webquest)...

    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!