30 de jan. de 2011

Ecossistemas comunicativos

Você sabe o que é ecossistemas comunicativos?
De acordo com o professor Dr. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do        Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP é algo que cuida da saúde e do bom fluxo das relações entre as pessoas e os grupos humanos no ambiente educativo. 
Esse cuidar também se refere ao acesso de todos ao uso das tecnologias da informação.
É justamente essa potencialização que propõe a Educomunicação nos espaços educativos.


Este texto de Soares está disponível no site do NCE/USP que também apresenta outros textos sobre educomunicação.
Também está ganhando a Internet em outros sites como podemos constar no site do BEMTV.ORG e no site do Centro de Educação Superior Norte CESNORS.




Para saber mais sobre ecossistemas comunicativos no ambiente educativo, confira o Módulo Intermediário Mídia Rádio preparado por Eliany Salvatierra e Silene Lourenço que traz por título: Rádio e escola: a tecnologia a serviço de ecossistemas comunicativos e do protagonismo juvenil.


Outro texto que vale a pena conferir é o artigo escrito por Ademilde Silveira Sartori e Maria Salete Prado Soares sobre "Concepção dialógica e as NTIC: A Educomunicação e os Ecossistemas Comunicativos".

Confira o resumo:
Alicerce do pensamento latino-americano sobre a inter-relação comunicação e educação, Paulo Freire iluminou as bases de um novo modelo comunicacional considerado por Jesús Martín-Barbero como a primeira teoria latino-americana de comunicação. Paulo Freire desponta como o educador que definiu bases sólidas para gestar os espaços dos ecossistemas comunicativos, pois sua teoria dialógica, baseada em colaboração, união, organização e síntese cultural, aproxima-se do conceito de Educomunicação. A Educomunicação é um campo teórico-prático integrado e integrador que pressupõe um modus operandi que reconceitua a relação comunicação e educação. Nestes termos, o educomunicador é aquele profissional que, tendo em conta as possibilidades comunicativas colocadas pelas NTIC, gera e gerencia ecossistemas.


Outro texto de 2004 sobre Educomunicação que vale a pena conferir, encontra-se na revista digital de tecnologia educacional e educação a distância (nov 2004, n. 1, v. 1)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!