Trabalhar as tecnologias na educação não é tarefa fácil, pois não se trata apenas de inserir aparatos tecnológicos.
É necessário criar uma ambiência - atmosfera comunicacional - em torno e envolvendo todas as forças, sejam pedagógicas, administrativas e econômicas.
Um retroprojetor - muito utilizado nas décadas passadas ainda pode ser atual, se a intenção do educador partir da perspectiva do educando...
Assim, transparências para o retroprojetor ou slides no Power Point podem não atingir o objetivo do educador no processo de ensino-aprendizagem se forem concebidos apenas do lado do educador (emissor) sem levar em consideração a interlocução do educando (recepção/negociação).
Assim, transparências para o retroprojetor ou slides no Power Point podem não atingir o objetivo do educador no processo de ensino-aprendizagem se forem concebidos apenas do lado do educador (emissor) sem levar em consideração a interlocução do educando (recepção/negociação).
Consultoria
uma proposta de consultoria...
Diagnóstico – Programação – Implementação - AvaliaçãoO objetivo principal da Consultoria é diagnosticar as práticas existentes para promover a criação de ecossistemas capazes de ampliar o coeficiente comunicativo das relações entre os membros da comunidade educativa através de ações, programas e projetos que envolvam a todos.
São objetivos específicos: identificar as práticas comunicativas presentes no ambiente educativo e analisá-las do ponto de vista da ampliação do coeficiente comunicativo; levantar as necessidades dos membros da comunidade para a vivência dos processos de comunicação; estudar junto com uma equipe da instituição as melhores práticas, programas, projetos e ações que podem ser implementados; preparar a equipe para continuidade do trabalho junto aos membros da comunidade; e acompanhar a implementação dos projetos assumidos em conjunto pelos envolvidos.
:: Consultoria em Educomunicação
aproximação intencional entre Comunicação & Educação
- Implantação e implementação de proposta educomunicativa em ambientes de educação formal, não-formal e informal
- Treinamento de equipes para atuar como educomunicadores
- Treinamento para estudantes atuarem com projetos educomunicativos
:: Consultoria em Educação a Distância
um processo que vai além dos muros da escola e se potencializa no ciberespaço
um processo que vai além dos muros da escola e se potencializa no ciberespaço
- Estudo de viabilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem e proposta pedagógica
- Implementação, customização do AVA (Moodle) na instituição
- Adaptação de cursos presenciais para uma proposta virtual
- Reestruturação da proposta pedagógica para uma metodologia educomunicativa
- Criação de cursos virtuaisTreinamento de equipe de educadores virtuais: autores, tutores e aututores
O programa é composto de quatro passos primordiais: diagnóstico, programação, implementação e avaliação.
1. Diagnóstico – levantamento da realidade
:: Entrevista - quantitativa e qualitativa com os membros da comunidade (por escrito)
:: Pesquisa “in loco” para levantamento das práticas comunicativas
:: Entrevista (áudio/vídeo) com os gestores da instituição
:: Tabulação dos dados :: Considerações finais
2. Programação – palestra e formação da equipe gestora
Palestras
As palestras ou bate-papo têm por objetivo discutir o tema da Educomunicação como potencialidade à ampliação do coeficiente comunicativo no ambiente educativo.
3. Programas, Projetos e Ações Educomunicativos para Escola sua escola
Formação de uma Equipe Gestora para criar e gerir os ecossistemas
4. Implementação – Acompanhamento dos programas que estão sendo colocados em prática
5. Avaliação
2. Programação – palestra e formação da equipe gestora
Palestras
As palestras ou bate-papo têm por objetivo discutir o tema da Educomunicação como potencialidade à ampliação do coeficiente comunicativo no ambiente educativo.
:: Interrelação entre Educação e Comunicação
Objetivo: Situar a aproximação entre educação e comunicação ao longo da história até se constituir em educomunicação, mostrando sua importância para os ambientes educativos.
Público-alvo: educadores e estudantes
:: Mediação Tecnológica – PCNs, NTICs
Objetivo: Aprofundar a educomunicação em todas as suas potencialidades no ambiente educativo, perpassando as temáticas PCNs e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC).
Público-alvo: educadores e estudantes
:: Educomunicador, mediador de ecossistemas
Objetivo: Instrumentalizar para a apropriação das habilidades de comunicação, de argumentação, de construção coletiva do conhecimento e de produção de artefatos comunicativos de maneira democrática e dialógica com os interlocutores do processo.
Público-alvo: educadores
:: Mediação Tecnológica em Processos na Web
Objetivo: Proporcionar subsídios para que os educadores possam se tornar mediadores de processos educomunicacionais na plataforma Web 2.0, utilizando de todos os recursos tecnológicos para mediar sua prática pedagógica.
Público-alvo: educadores
:: Nativo Digital versus Imigrante Digital – você tem medo de quê?
Objetivo: Oferecer a estudantes (nativos) e educadores (imigrantes) a possibilidade de encarar suas potencialidades, diferenças e pontos comuns no cotidiano da sala de aula.
Público-alvo: educadores e estudantes
:: Perfil de Estilo de Aprendizagem versus Perfil de Uso da Internet
Objetivo: Instrumentalizar educadores para que possam identificar o perfil de Estilo de Aprendizagem (maneira preferencial de aprender) e perfil do Uso da Internet de seus educandos a fim de utilizar estratégias de ensino-aprendizagem para obterem melhores resultados em sala de aula.
Público-alvo: educadores
3. Programas, Projetos e Ações Educomunicativos para Escola sua escola
Formação de uma Equipe Gestora para criar e gerir os ecossistemas
4. Implementação – Acompanhamento dos programas que estão sendo colocados em prática
5. Avaliação
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