E-books
ISBN: 978-85-68365-05-2
A promoção do respeito à biodiversidade, ao socioambiental, à diversidade cultural, étnico/racial, religiosa e de gêneros sexuais têm impulsionado discussões emergentes no campo da educomunicação. Essas premissas ficam evidentes no livro “Educomunicação e Diversidade: múltiplas abordagens”, organizado por Sátira Pereira Machado, Ismar de Oliveira Soares e Rosane Rosa. O livro esta organizado em duas partes. Na primeira parte, encontram-se artigos que relacionam a educomunicação ao jornalismo ambiental, ao audiovisual e à formação cidadã para o desenvolvimento sustentável das sociedades. Na segunda parte, as reflexões giram em torno das práticas educomunicativas de combate ao racismo, à homofobia, à lesbofobia, à violência contra a mulher e de fomento à valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras.
PEREIRA, Alves Antonia; Ferreira, J. R. ; Silva, C. H. A. . Recuperando nascentes: do projeto ao jornalismo ambiental, encontros e desencontros.. In: Sátira Machado; Ismar de Oliveira Soares; Rosane Rosa. (Org.). Educomunicação e diversidade: múltiplas abordagens. 2ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. 1, p. 64-80.
PEREIRA, Alves Antonia. Diversidade e educomunicação: tecendo saberes e integrando práticas. In: Sátira Machado; Ismar de Oliveira Soares; Rosane Rosa. (Org.). Educomunicação e diversidade: múltiplas abordagens. 2ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. 2, p. 129-138.
ISNB: 978-85-68365-03-8
O livro traz como eixo temático Educomunicação e Diversidade, agrupando artigos sobre relatos de experiências, e pretende integrar práticas e experiências que se deram nas áreas da comunicação, educação, da educomunicação, mídiaeducação, educação midiática e informacional, dentre outras. A diversidade de abordagens e situações em processos e contextos educativos diferentes é a ideia norte, organizadora do tratamento dado aos artigos que integram esta publicação que está organizada em 3 partes: 1- Educomunicação e Diversidade nos processos educativos do ensino básico; 2- Educomunicação e Diversidade nos processos educativos do Ensino Superior e Técnico; e, 3 -Educomunicação e Diversidade nos processos educativos em comunidades.
PEREIRA, Alves Antonia; BAPTISTELA, E. S. T. . Do cotidiano à redação: o processo educomunicativo na produção de pautas da Revista Se Liga. In: Claudemir Edson Viana; Rosane Rosa; Sátira Machado. (Org.). Educomunicação e diversidade: integrando práticas. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. 1, p. 283-290.
ISBN: 978-85-68365-04-5
O livro apresenta uma série de artigos sobre o tema divididos em quatro partes: 1-atualizando conceitos; 2- A educação midiática em diálogo com o currículo escolar; 3- A Educomunicação em interlocução com as políticas públicas; e, 4- Experiências de educação midiática em práticas educomunicativas e mídia-educativas. A obra dedica seus 24 artigos especificamente aos saberes e às práticas inerentes ao tema da alfabetização midiática. Numa perspectiva multidisciplinar, os leitores aqui encontrarão experiências alimentadas tanto pelos referenciais da mídia-educação (de origem europeia, sistematizada pela UNESCO na década de 1980, e que têm suas bases históricas no campo da Educação) quanto pelo paradigma da Educomunicação (que emerge dos movimentos sociais da América Latina, na confluência entre a comunicação alternativa e a educação popular freiriana, a partir dos anos de 1960 e 1970). O encontro destas correntes se dá em práticas onde os beneficiários são crianças e adolescentes, em seus desejos e direitos a participar de processos formativos que os introduzam no mundo da comunicação, tanto na escola quanto na comunidade onde vivem.
PEREIRA, Alves Antonia. Práticas educomunicativas previstas no material de apoio do Sistema Salesiano de Educação. In: Ismar de Oliveira Soares; Claudemir Edison Viana; Jurema Brasil Xavier. (Org.). Educomunicação e Alfabetização Midiática: conceitos, práticas e interlocuções. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. 1, p. 80-92.
ISBN: 978-85-68365-01-4
A publicação reúne 39 artigos de 49 autores, profissionais/ pesquisadores/ professores/ estudantes, de diversas regiões do Brasil, que tratam das múltiplas relações entre educomunicação e direitos humanos, organizados em 5 eixos temáticos, acolhendo experiencias, pesquisas e debates sobre o tema principal, a partir de perspectivas que convergem quanto à compreensão sobre a comunicação como direito humano, assim como o da educação e todos seus desdobramentos, para cobrar a ação de cada sujeito e dos grupos sociais, civis ou institucionais, a sua responsabilidade pela construção de novas praticas cidadãs, que promovam o fortalecimento dos Direitos Humanos e amplie o diálogo construtivo, respeitoso, direto e co-responsável.
PEREIRA, Alves Antonia; ALENCAR, João José ; SILVA, Wanderléia Pereira. Revista Se Liga: de coadjuvantes a produtores de conteúdo. In: Claudia Lago e Claudemir Edson Viana. (Org.). Educomunicação e Direitos Humanos: caminhos da Sociedade Midiática pelos Direitos Humanos. 1ed.São Paulo: ABPEducom/NCE-USP/Universidade Anhembi Morumbi, 2015, v. 1, p. 227-235.
ISBN: 978-85-68365-01-4
A publicação reúne 39 artigos de 49 autores, profissionais/ pesquisadores/ professores/ estudantes, de diversas regiões do Brasil, que tratam das múltiplas relações entre educomunicação e direitos humanos, organizados em 5 eixos temáticos, acolhendo experiencias, pesquisas e debates sobre o tema principal, a partir de perspectivas que convergem quanto à compreensão sobre a comunicação como direito humano, assim como o da educação e todos seus desdobramentos, para cobrar a ação de cada sujeito e dos grupos sociais, civis ou institucionais, a sua responsabilidade pela construção de novas praticas cidadãs, que promovam o fortalecimento dos Direitos Humanos e amplie o diálogo construtivo, respeitoso, direto e co-responsável.
PEREIRA, Alves Antonia; ALENCAR, João José ; SILVA, Wanderléia Pereira. Revista Se Liga: de coadjuvantes a produtores de conteúdo. In: Claudia Lago e Claudemir Edson Viana. (Org.). Educomunicação e Direitos Humanos: caminhos da Sociedade Midiática pelos Direitos Humanos. 1ed.São Paulo: ABPEducom/NCE-USP/Universidade Anhembi Morumbi, 2015, v. 1, p. 227-235.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!