Educomunicação

Como trabalhar a partir da Educomunicação?

Tendo a Educomunicação como foco principal,

é possível fazer diagnóstico do espaço educativo para o levantamento de situações que possam ampliar o coeficiente comunicativo da comunidade educativa em todos os seus recintos.


De mão deste diagnóstico,

é possível tecer percursos para promover e programar ações para melhorar a comunicação através da criação de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos capazes de quebrar a hierarquia na distribuição do saber, pois todos os envolvidos no processo – gestores, educadores, estudantes e funcionários – são produtores de cultura.


Tanto o conceito como as práticas educomunicativas estão em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Linguagens e suas tecnologias. Sua meta primordial é construir cidadania pelo DIREITO de todos à expressão e à comunicação.


São valores educativos que dão suporte a todas as articulações nesse processo de construir e gerir ecossistemas comununicativos: o trabalho em equipe que respeita às diferenças, a valorização do erro como parte do processo de aprendizagem, o oferecimento de projetos voltados para a transformação e a formação para a cidadania e para a ética profissional de um “cidadão global”.


Mas afinal, qual a responsabilidade dos Ecossistemas Comunicativos?

Cuidar do bom fluxo das relações entre os membros da Comunidade Educativa e do uso adequado das tecnologias pelos educadores e estudantes. Isso só é possível porque toda a ação comunicativa é planejada, administrada e avaliada fundamenta na própria realidade amparada por uma aliança entre os envolvidos.


Desta forma, os ecossistemas estão sempre em construção. No início do percurso são levados em conta dois desafios imprescindíveis: evitar rejeições e conflitos diante das diferenças que vão sendo constatadas e começara a partir dos pontos de consenso. Um dos pontos de consenso que podem emergir é a necessidade de se melhorar as habilidades dos professores e alunos no manejo das tecnologias da informação.


Esse profissional que vai dando vida aos processos comunicativos é o Educomunicador.

Alguém que tem a capacidade para elaborar diagnósticos e coordenar projetos no campo da interrelação educação-comunicação.

Atua na implementação de programas de educação para a comunicação, no intuito de favorecer ações que permitam que pessoas se relacionem adequadamente com o sistema de meios de comunicação.

Assessora os educadores no adequado uso dos recursos da comunicação como um instrumento de expressão da cidadania.



A Educomunicação se manifesta em áreas específicas, dentre as quais:

  • Comunicação e Educação
  • Mediação Tecnológica
  • Reflexão Epistemológia
  • Gestão Comunicativa dos processos
  • Expressão comunicativa através das artes
  • Pedagogia da Comunicação
  • Produção Midiática


Mediação Tecnológica

Vamos conversar explicitar apenas mediação tecnológica por acreditar nesse momento que com o advento da Web 2.0 que fez a Cibercultura se manifestar de maneira veloz com seus inúmeros atributos, seja o item mais desafiador nesse processo.


Isso sem desconsiderar a outras áreas que tem ampla atuação no universo educativo.

Os jovens buscam a Internet não pela leitura, senão ficariam nos livros; mas pelas diversas linguagens e suportes tecnológicos.


São os nativos digitais que se deparam com educadores que são imigrantes digitais, medrosos de entrar no universo virtual.


São ativos e críticos, mas nem sempre chegam a um ponto de equilíbrio.


Por esse motivo é que necessitam de um mediador capaz de ajudá-los a chegarem ao ponto de equilíbrio pelo instrumento da negociação.


Nesse sentido, dizemos que as novas tecnologias não são apenas para ampliar o repertório metodológico dos educadores, mas principalmente, para associar o gosto pela experiência online à vocação gregária das pessoas.


Reconhece-se o relacionamento virtual como espaço legítimo de produção colaborativa de novas referências para o convívio humano.


Ao mediador tecnológico é dada a responsabilidade de construção de regras de convivência com a máquina numa empreitada que mobilize toda a comunidade educativa e ser mediador das relações entre alunos e máquina.


Dentre os trabalhos pedagógicos que podem ser realizados nessa área, podemos citar:


  • blogs educativos,
  • produção radiofônica,
  • construção colaborativa,
  • webquest,
  • fóruns de discussão,
  • dentre tantos outros.

O ambiente educacional por si só é promotor de comunidades, então, para a criação de comunidades virtuais são necessários apenas alguns esforços.


Há inúmeros abusos e perigos na rede mundial de computadores e o espaço mais propício para detectá-los é a escola.


Além de detectar, a escola pode criar antídotos de forma colaborativa envolvendo todos membros da comunidade.


O temor em relação ao novo do mundo tecnológico para muitos educadores podem ser resolvidos por meio de uma pedagogia do convívio positivo com as TICs e por meio da ampliação das habilidades de comunicação dos envolvidos transformando todos em protagonistas de seus próprios processos de construção coletiva do saber e do conviver.


Isso se faz pela apropriação de dos recursos tecnológicos, dos processos pelos quais foram construídos e pelo reconhecimento das potencialidades e da comunicação em favorecer a construção permanente de novas alternativas de busca de conhecimento e de convivência.

6 comentários:

  1. Olá, Profa. Antonia!

    Que previlégio conhecê-la por aqui e ainda tê-la como seguidora no meu blog! Muito obrigada pela atenção disponibilizada, pela publicação em seu twuitter, já estou por aqui e com certeza aproveitarei a oportunidade para ampliar meus conhecimentos.
    A Educomunicação é algo revolucionário e pretendo desenvolver a atividade em uma comunidade carente próximo de onde moro, estou ainda organizando o projeto...
    Mais uma vez muito obrigada!
    Abraços, Josiane.

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  2. Josiane, obrigada pelo comentário e pela partilha de seu futuro projeto de educomunicação em comunidade carente. Mantenha-me informada sobre o trabalho. Vamos divulgar também no Twitter sob a hashtag #educomunicacao? Assim todos que tiverem interesse no assunto vão ficando informados também.
    Estou desenvolvendo meu projeto de Dissertação sobre a educomunicação em escolas públicas em parceria com ONGs.
    Abraços virtuais!

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  3. Olá, profª Antonia
    Gostei de seus textos sobre educomunicação. Estou planejando também fazer um projeto de educomunicação entre jovens e adolescentes de meu bairro. Mas, como todo projeto acadêmico (é o meu caso), precisa de muita fundamentação teórica. Pode me ajudar com alguns nomes de livros e artigos que falem especificamente de educomunicação e jornalismo comunitário?

    Obrigado, adorei seu trabalho.

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    1. Olá, Jéssica!
      Obrigada por seu comentário.
      Para fundamentar seu projeto você pode consultar o site da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) - www.abpeducom.org.br e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) - http://www.usp.br/nce/

      Abs

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  4. Olá,
    sou estudante do terceiro ano do ensino médio que após uma conversa com um de meus professores que me indicou o curso por minhas habilidades e afinidade entre a educação e comunicação me interessei em conhecer melhor as atividades de um formado na área por existirem poucas informações disponíveis.
    Agradeceria se pudesse me auxiliar, obrigada .

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    1. Jess, meu blog está bastante desatualizado porque tenho investido forças na divulgação do site da ABPEducom - www.abpeducom.org.br. Lá você encontrará muitas coisas do que precisa...
      abs

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Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!