23 de abr. de 2013

Defesas no Mídias na Educação

No último dia 20 de abril, em São Paulo, aconteceu o segundo dia de Defesas da Oferta 4 do curso de especialização em Mídias na Educação, oferta para o Estado de São Paulo, com bancas de mais de 50 trabalhos. Na ocasião, interagi com oito bancas de defesas, sendo quatro foram orientadas por mim (Antonia), três por Rogério Pelizzari e uma pela Alessandra Arrigoni.

Mariluci Andrade, Divonilde Santos, Rita Zanin, Antonia Alves e Rogério Pelizzari - após uma série de defesas. Foto: Richard Romancini





Abertura das Defesas no auditório junto com o professor Ismar de Oliveira Soares
Foto: Richard Romancini



Título: O uso educacional do blog no auxílio do ensino aprendizagem da Língua Inglesa sob a perspectiva da Educomunicação.
Autora: Divonilde Pereira dos Santos Silva 
Orientadora: Antonia Alves Pereira
Resumo:
O  objetivo deste estudo foi  explorar referências sobre a utilização de blogs que possam servir como recurso auxiliar no processo de ensino aprendizagem  de Língua Inglesa, tornando-as uma experiência ainda mais rica, dentro e fora da sala de aula, além de analisar a sua relaçãocom os conceitos  educomunicativos em si.  Este  estudo monográfico se desenvolveu  por  meio de um  estudo de caso,  que se utilizou de questionário e observação  para  verificar  as possibilidades pedagógicas de três  weblogs  enquanto ferramenta  pedagógica,  na qual predomine  um processo de construção de conhecimento de modo dialógico  e aberto.  A partir da interpretação e análise dos dados obtidos, concluímos  que os referidos blogs evidenciam a presença de intencionalidade didática, por apresentarem elementos que propiciam a construção do conhecimento, contemplando  as dimensões lúdica e didática, podendo,  evoluir para a dimensão  educomunicativa.  Por outro lado, verificamos a necessidade de atenção à gestão comunicativa dos processos, a fim de que os usuários  possam  ter maior liberdade de participação no processo, alternando momentos de autonomia e colaboratividade. 
Palavras-chave: Blog, Educomunicação, Língua Inglesa

Título: Apropriação das ferramentas midiáticas em vista de uma abordagem educomunicativa na Escola SESI 235 de Batatais/SP
Autora: Rita de Cássia Zanin Carloto
Orientadora: Antonia Alves Pereira
Resumo
Esta monografia parte das concepções teóricas de Moran (2000) e Valente (2005) que defendem o uso das tecnologias educativas, estabelecendo um diálogo com as contribuições da Educomunicação (Soares, 1999) que carrega em si um caráter transdisciplinar e dialógico ao processo de implantação desses recursos  de maneira a construir  um espaço de relações interpessoais carregado de postura democrática, de dialogicidade e de interdiscursividade, o ecossistema comunicativo. O estudo de caso da Escola SESI 235, localizada na cidade de Batatais,  interior de São Paulo, é uma pesquisa qualitativa que se utilizou de técnicas como o questionário, entrevistas e registro da pesquisadora. Seu principal objetivo foi verificar se a  capacitação para o uso e incorporação das TIC na prática pedagógica  tem vindo acompanhada de intencionalidade didática e ações que melhorem as estratégias comunicativas entre alunos, professores e comunidade educativa. A análise qualitativa dos dados coletados preconiza que as ações pedagógicas desenvolvidas pelo grupo de professores a partir de sua capacitação para o uso das TIC estão carregadas de indícios que contemplam as  dimensões lúdica, didática e educomunicativa do uso das tecnologias,  no sentido de criar ecossistemas comunicativos dentro da sala de aula e em seu entorno. A pesquisa constatou que o ambiente escolar pode favorecer a ligação entre educação e tecnologia na promoção da construção do conhecimento, por meio da intencionalidade didática e da melhoria das relações no interior da escola,  de maneira a levar os agentes envolvidos a um posicionamento crítico. E ainda constatou que a capacitação oferecida anualmente  –  Saber em Ação  –  e as reuniões pedagógicas são momentos propícios para a capacitação educomunicativa, pois a mesma já oferece espaços para discussão que superam o mero uso das técnicas, o que sinaliza indícios de abertura para um trabalho com as áreas e dimensões da Educomunicação.
Palavras-chave: Educomunicação, Tecnologia Educativa, Capacitação docente

Título: Aprendizagem em Rede e Educomunicação: a experiência de formação a distância de professores da rede pública da cidade de São Paulo
Autor:Fábio Rogério Nepomuceno 
Orientadora: Antonia Alves Pereira
Resumo:
O trabalho apresenta uma pesquisa e discussão sobre o curso a distância Produção de Projetos Educomunicativos proposto pelo Programa Nas Ondas do Rádio de educomunicação da Prefeitura de São Paulo para Professores de Ensino Fundamental e Médio, Coordenadores Pedagógicos e Gestores da Rede Municipal de Educação. Para tanto realizou-se um estudo de caso, no qual tutores e professores cursistas foram entrevistados, a partir de um roteiro que abarcava questões sobre a validade deste tipo de proposta e como compreenderam e aplicaram os pressupostos educomunicativos do mesmo. Usamos como referencial teórico tanto estudos sobre a educação a distância, quanto sobre educomunicação e a relação entre EAD e práticas educomunicativas. A pesquisa sinalizou a validade do uso da educomunicação e da educação a distância na formação de professores e o uso prático da educomunicação em propostas pedagógicas baseada em projetos, concluindo que a proposta do curso foi válida e merece ser continuada. No entanto é preciso mais estudos para garantir compreender como realmente esta sendo aplicada a educomunicação na rede municipal e para garantir a melhora de futuras iniciativas de cursos de formação de professores a distância.
Palavras-chave: educomunicação, ead, educação a distância, formação de professores. 


Título: A Educomunicação nas ações comunicativas dos projetos interdisciplinares da Rede SESI-SP: o caso do Eco-Desfile do Centro Educacional SESI 032 Catumbi
Autora: MARILUCI DO CARMO DE ANDRADE 
Orientadora: Antonia Alves Pereira
Resumo:
Este trabalho de pesquisa  se desenvolveu por meio de uma pesquisa qualitativa a partir da compreensão do método de pesquisa-ensino (PENTEADO; GARRIDO, 2011) –  uma modalidade da pesquisa-ação –  para identificar as ações comunicativas no projeto interdisciplinar  Desfile EcoLiterário  efetivado com os alunos do ensino médio do Centro Educacional SESI 032 Catumbi. As técnicas utilizadas nesse processo foram o questionário aos educadores, depoimento de alunos e registro da pesquisadora sobre o processo que envolveu a realização desse projeto num diálogo permanente com a proposta pedagógica da Rede SESI-SP e o paradigma da Educomunicação (SOARES, 2011).  A pesquisa conclui que  houve fortes indícios educomunicativos nas  ações comunicacionais  durante  o desenvolvimento das atividades escolares que favoreceu as relações interpessoais por conferir um aspecto lúdico que despertou o interesse dos alunos e ter auxiliado  nos aspectos didáticos na composição das  estratégias de ensino e aprendizagem,  além de  ter  produzido  um ritmo que  abriu caminhos para  uma formação  docente que viabiliza a  capacitação para uso das ferramentas da web 2.0 atualizando a prática pedagógicaeducomunicativa.  Este trabalho pode viabilizar o desenvolvimento de um projeto formativo para toda a Rede SESI- SP de Ensino.
Palavra-chave: Didática, WebQuest, Internet, Docência, Educomunicação, Rede SESI-SP de Ensino.

Título: O cinema de animação além da educação tradicional e formal.
Autora: Adriele Pereira dos Santos
Orientador: Rogério Pelizzari
Resumo:
A pesquisa aborda a utilização do Stop Motion como forma de colaborar com o processo de ensino/aprendizagem de educandos do ensino fundamental. Buscou-se, nessa investigação, perceber se esta técnica de animação contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais nos jovens, como o trabalho em grupo e a resolução de problemas. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na unidade DAB Eugênio de Melo da FUNDHAS – Fundação Hélio Augusto de Souza, no município de São José dos Campos, no estado de São Paulo, a partir da construção coletiva de um filme e a verificação, por intermédio de pesquisa de campo, de sua possível contribuição no âmbito da educação. Estudantes e profissionais envolvidos no projeto foram entrevistados com base em um roteiro que abrangia questões entre outros pontos sobre o comportamento, a participação, a interação entre os educandos e a articulação entre os conteúdos e a atividade desenvolvida na prática do projeto. Os resultados indicam que a introdução de suportes como o Stop Motion no ambiente escolar tende a estimular a participação individual, proporcionando maior interatividade em trabalhos em grupo, bem como a busca pela autonomia nos educandos.
Palavras-chave: Animação. Stop Motion. Habilidades sociais. Interação relacional. Trabalho em grupo. Resolução de problemas. Educomunicação. Mediação tecnológica.


Título: O Software XLogo na aprendizagem de Geometria como possibilidade de prática educomunicativa na EMEF “Profa. Dorothildes Bononi Gonçalves”
Autor: Priscilla Frida Salles Tojeiro
Orientador: Rogério Pelizzari
Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo verificar se a utilização de recursos tecnológicos como o software xLogo pode contribuir com o processo de ensino de Matemática em específico a Geometria assim como introdução a linguagem de programação. Partindo dos resultados das avaliações governamentais aplicadas para alunos do ensino fundamental percebeu-se que há uma defasagem na aprendizagem de Matemática. Dessa forma, o trabalho em questão, apresenta um breve estudo sobre a importância do ensino do eixo Espaço e Forma dentro da Matemática e como ele vem sendo trabalhado com alunos de 4ª série/5º ano do ensino fundamental na EMEF. “Profa. Dorothildes Bononi Gonçalves” da cidade de Ourinhos, estado de São Paulo. O desenvolvimento do trabalho, deu-se por meio de uma análise qualitativa onde realizou-se um estudo de caso durante um período de três meses. Partiu-se de planejamentos semanais dentro de um roteiro de conteúdos pré-programados e aplicados em forma de aulas. Ao final destas, as observações realizadas eram transcritas para posterior análise. Os alunos foram acompanhados durante a aprendizagem de conceitos introdutórios de Geometria utilizando o software xLogo onde observou-se grande interesse por parte das crianças bem como a ocorrência da comunicação educativa onde percebeu-se que o conhecimento construido por elas efetivou-se a partir de suas interações com seus pares em forma de mútua cooperação. Ao aprender o eixo Espaço e Forma utilizando-se algum recurso tecnológico associado a trocas de experiências, há a possibilidade de que a criança desenvolva conceitos e procedimentos que vão muito além das figuras e formas.
Palavras-chave: aprendizagem em geometria; educomunicação; nativos digitais; informática na educação; software Logo.

Título: O Professor e a mediação no uso responsável da internet: um estudo de caso na rede de ensino de Taquarituba.
Autor: Maria das Graças Marins Daemon
Orientador: Rogério Pelizzari
Resumo:
O trabalho apresenta uma reflexão sobre a orientação realizada pelo professor a seus alunos durante o uso do computador em sala de aula, principalmente, nos momentos de acesso a internet e a legislação que rege o tema do ponto de vista educacional. Foi realizado um estudo de caso a partir de pesquisa junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Taquarituba. A pesquisa buscou perceber qual o envolvimento do professor no uso do computador para o preparo de suas aulas e se orienta seus alunos sobre os riscos que podem existir durante o acesso a internet (vírus, perfil dos internautas, etc). Também procurou perceber se ele oferece as informações necessárias quando usa textos extraídos da internet ou que não sejam de sua própria autoria, informando o nome do autor ou o site visitado. A pesquisa também levantou dados sobre o conhecimento do professor acerca da legislação que o ampara no uso do computador em sala de aula.
Palavras-chave: Educação, Orientação, Computador, Internet, Legislação, Sala de Aula.

Título: Possibilidades do uso das TIC no Ensino Fundamental
Autora: Denise Pizzoni Moreno Rocha
Orientadora: Alessandra Arrigoni
Este trabalho pesquisou a realidade do uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar e sua reação na vida cotidiana de professores e alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental da Prefeitura de São Paulo, localizada no Bairro Jabaquara. Através da pesquisa qualitativa e com o levantamento bibliográfico e teórico, que trouxeram o conhecimento sobre o histórico da utilização das TIC na educação brasileira, a importância da revisão da prática educativa na era digital, a análise dos pressupostos metodológicos vigentes na Prefeitura de São Paulo e os desafios enfrentados pelos professores em utilizar esses recursos de forma reflexiva, possibilitou entender quais fatores influenciam na realização de um trabalho em que as TIC são um recurso para aprendizagem significativa. Para a pesquisa de campo foi utilizado questionários com questões abertas e fechadas direcionados aos professores e alunos no intuito de saber como as TIC estão sendo utilizadas dentro e fora da escola, visto que estas já fazem parte da nossa cultura. Constatou-se que apesar do tempo que as TIC estão presentes na escola ainda existe insegurança no uso por parte dos professores acerca da falta de uma formação prático reflexiva e dos desafios diários no cotidiano escolar, mas este quadro já começa a mudar frente a formação que os professores desejam ter sobre o assunto.
Palavras chaves: Sociedade digital, tecnologias da informação e comunicação, formação de professores e desafios educacionais.
 

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