24 de mai. de 2013

Educomunicação na Seduc-MT

No último dia 24 de maio, os educadores e estudantes da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) se reuniram para conversar sobre a Educomunicação. Os participantes do evento foram educadores, coordenadores e monitores dos Programas Educomunicação - Rádio Escola (Seduc) e Mais Educação (MEC). Alguns alunos estiveram presentes. 

Na primeira parte da manhã, conversamos sobre a Educomunicação a partir de seus conceitos fundamentais. Enfoques a partir das áreas de intervenção: pedagogia da comunicação e expressão comunicativa através das artes. Fui convidada (Antonia Alves) pelas assessoras da Seduc Luzia Abich, Neuza e Gláucia.






Matéria publicada no site da Seduc-MT

Encontro debate o uso de tecnologias na produção de cultura na escola 

A produção e veiculação de programas educativos e a utilização das tecnologias de informação, pelos alunos, para produção de cultura são focos do Encontro formativo em EduComunicação realizado nesta sexta-feira (24.05), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento reuniu cerca de 60 pessoas entre professores do projeto, além de monitores e coordenadores do programa Mais Educação de Escolas de Cuiabá e Várzea Grande. 

A integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em EduComunicação (ABPEducom), Antonia Pereira, proferiu palestra sobre os conceitos teóricos da prática educomunicativa. Ela destacou que a rádio escola deve ser um espaço onde os estudantes possam produzir conhecimento e melhorar seus processos de interação e comunicação.

Ela também citou que os professores do EduComunicação ou os monitores das rádios do Mais Educação devem incluir todos os alunos que tenham interesse em participar das atividades. Contudo,  “não devem dizer o que os estudantes devem fazer em termos de programação, pois a decisão do que será trabalhado deve ser dos alunos”, afirmou. Porém, Antônia citou que cabe aos orientadores promoverem a discussão dos conteúdos escolhidos buscando a reflexão sobre o papel educativo da programação.

De acordo com a coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Glaúcia Ribeiro, essa é a primeira formação educomunicativa deste ano. A idéia é ampliar o trabalho com a participação de representantes de Escolas do interior do Estado. “Nosso objetivo é ampliar a reflexão sobre o papel pedagógico das rádios escolares e enriquecer as práticas educomunicativas, por meio da troca de experiências entre os participantes”, disse.

Para a coordenadora do Mais Educação na Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, do bairro Coab São Gonçalo, na capital, Etane de Jesus, o encontro é muito positivo pois contribui para orientar o trabalho que os monitores e professores já realizam com os alunos. “Atualmente 25 alunos dos ensinos fundamental e médio participam da nossa rádio. E essa discussão é muito válida, pois sempre temos que melhorar na utilização do veículo com cunho educativo”, disse.

O encontro também contou com palestra do responsável pelo EduComunicação na Seduc, Luis Carlos Ferreira, que falou sobre a prática de funcionamento da rádio e com relatos de experiências das Escolas.

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!