25 de abr de 2013

Antonia Alves na série educomunicadores do Educomusp


 Do Blog dos alunos da Licenciatura em Educomunicação

Educomunicadores: Antonia Alves, vocação para a Educomunicação e a educação salesiana

Antonia Alves Pereira

Antonia Alves é jornalista formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFMT, 2000), especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008) e Mestra em Ciências da Comunicação (ECA-USP, 2012).


Sua dissertação de mestrado (veja link no seu blog) tratou da incorporação de conceitos e práticas educomunicativas na Rede Salesiana, uma rede de ensino internacional ligada à igreja católica, e que produz seu próprio material didático. O professor Ismar de Oliveira Soares é consultor das irmãs Salesianas sobre uso das mídias e da educomunicação. Esta rede, inclusive, promoveu diversos encontros específicos para debater educomunicação.

Além de seu envolvimento em projetos educomunicativos, Antonia Alves é tutora / orientadora do Mídias na Educação. Ela diz que descobriu sua vocação educomunicativa por cultivar a experiência dialógica. No curso Mídias quem foi orientado por ela pode experimentar o diálogo educativo, que pode acontecer mesmo  a distância, mediado com uso das tecnologias.

A relação dialógica é referência primeira para entender o que é Educomunicação, e podemos estudá-la nos escritos de Paulo Freire e Mario Kaplún.

Recomendo a leitura de DEPOIMENTO de Antonia Alves, onde ela conta em um pouco da sua trajetória, que pode nos ajudar a descobrirmos também nossas vocações e talentos para a prática educomunicativa.

Compartilho também uma apresentação sobre cibercultura e redes sociais feita pela própria Antonia Alves, que participou da instituição Salesiana de 1994 a 2003, mas após sua pesquisa vem assessorando eventos com educadores e jovens do grupo.

Fico devendo um vídeo, que tradicionalmente coloco junto no post. Estou buscando e se não encontrar vamos ter que gravar um.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!