26 de abr. de 2013

Ferramentas midiáticas em apropriação educomunicativa

 Apropriação das ferramentas midiáticas em vista de uma abordagem educomunicativa na Escola SESI 235 de Batatais/SP

Rita de Cássia Zanin Carloto




O meu trabalho monográfico partiu do estudo de concepções teóricas que defendem o uso das tecnologias na educação e ao mesmo tempo estabeleceu um diálogo com as contribuições da Educomunicação que carrega em si um caráter transdisciplinar e dialógico ao processo de implantação desses recursos no ambiente educativo.


Tive como lócus de pesquisa a Escola SESI 235 localizada na cidade de Batatais/SP. Por meio de um estudo de caso, baseado na coleta de dados, realizada através de questionário aplicado aos professores, entrevistas com a administradora escolar e coordenadora pedagógica, além do levantamento de registros sobre as capacitações, pude traçar o perfil dos educadores, analisar suas ações e a visão dos gestores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica, bem como realizar uma releitura educomunicativa do ambiente escolar.

Através da análise de dados, percebi indícios educomunicativos presentes nesta unidade escolar, que trazem muitos benefícios para todos os agentes envolvidos no processo educacional. Nesse processo foi possível analisar e refletir sobre as TIC na educação em uma abordagem educomunicativa.

Dificuldades não me faltaram, a escrita da monografia, a busca pelo referencial teórico e a articulação das ideias foram os pontos que mais se destacaram. Porém, durante todo esse percurso de estudos e reflexões, os questionamentos, as trocas de saberes e as constantes sugestões da minha orientadora Antonia Alves Pereira não me fizeram desistir, guiaram meus passos com paciência e sabedoria, me propiciando momentos de verdadeiro aprendizado e ampliação de olhares.

Nessa mesma perspectiva o curso Mídias na Educação me ofereceu um aperfeiçoamento profissional, baseado em uma metodologia que requer do cursista disciplina e estudo sistemático de textos reflexivos, atividades de leitura, pesquisa e argumentações frente aos conceitos discutidos em todo o seu percurso.


2 comentários:

  1. Adorei todas as postagens.No momento estou fazendo uma Especialização de Gestão Educacional em Rede. Não conhecia esse novo campo de conhecimento mas estou apaixonada por educomunicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taize, meu blog está bastante desatualizado porque tenho investido forças na divulgação do site da ABPEducom - www.abpeducom.org.br. Lá você encontrará muitas coisas do que precisa...
      abs

      Excluir

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!