No dia 26 de setembro, às 14 horas, aconteceu meu Exame de Qualificação com uma banca formada pelo meu orientador Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP), a Profª Maria Immacolata Vassalo Lopes (ECA-USP) e a Profª Heloisa Dupas Penteado (FE-USP).
No momento, apresentei um power point com algumas linhas gerais contidas no Relatório de Qualificação entregue anteriormente, dispondo-me a acolher as orientações da Banca para o redirecionamento da pesquisa.
Compartilho essa apresentação em meu blog com aqueles que têm acompanhado os meus passos nessa pesquisa.
Sobre os Professores da Banca
Detectou, em 1999, um novo campo de intervenção social na inter-relação comunicação/educação com existência propria.
Essa constatação se deu a partir de uma pesquisa realizada em toda a América Latina com 172 especialistas que já trabalhavam nessa inter-relação.
Pode, dessa forma, sistematizar o conceito que hoje encontra-se legitimado na sociedade brasleira, latino-americana, e porque não dizer, mundial.
Desde o ano 2000, o pesquisador vem acompanhando a Família Salesiana, mais especificamente o ramo feminino do grupo - Salesianas (Ecosam) - quando assessorou a Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana, num evento em Caracas.
Esse documento foi assumido, em 2001, pela Escola Salesiana América (ESA) para ser aplicado em todas as escolas salesianas do continente americano.
Desde 2002, a educomunicação é assumida no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas) como revitalização do carisma salesiano em todo nos cinco continentes. Em 2008, ganhou uma publicação específica para aprofundar ainda mais o conceito.
Em 2002, fora criada a Rede Salesianas de Escolas (RSE) no Brasil - fruto das reflexões da ESA e o conceito de educomunicação passa a ser incorporado nessa rede de escolas salesianas. Desde 2009, o conceito vem sendo trabalhado com mais afinco na Rede, tendo já realizado encontros formativos em 2010 e 2009 nos Polos de gerenciamento da RSE: Manaus, Campo Grande, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.
A professora Immacolata é autora de uma metodologia específica para se estudar a comunicação social em que trabalha com a intersecção entre níveis e fases da pesquisa.
Os níveis epistemológico, teórico, técnico e metódico estão presentes em cada uma das fases: definição do objeto, observação, descrição, interpretação e conclusões.
Estamos trabalhando sua proposta metodológica, intercalando também com o novo "Mapa das Medições" de Jésus Martín-Barbero (2003) que articula as mediações de Matrizes Culturais, Lógicas de Produção, Formatos Industriais e Competências de Recepção ou Consumo. A relação dessas mediações se configuram em novas mediações: Institucionalidade, Tecnicidade, Sociabilidade e Ritualidade.
Ainda, encaramos a pesquisa como uma "casa" em construção.
A professora Heloisa vem trabalhando em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação desde o final dos anos noventa. Inclusive foi uma das especialistas que participou da pesquisa realizada por Soares, entre os anos de 1997/1998, quando se detectou esse novo campo de intervenção social.
Ela é autora da proposta metodológica "pedagogia da comunicação" - considerada uma das áreas de intervenção da Educomunicação.
Essa área é uma feliz relação com a educação formal, por este motivo pretendemos desenvolver um capítulo específico sobre a Pedagogia da Comunicação.
Status
Último estágio concluído: Banca de Qualificação
No momento: continuando a pesquisa: corpus, questionários, entrevistas, observações etnográficas...
Defesa: Agosto/2012
Nota: Inicialmente, ao ingressar no mestrado em março de 2010 estava sob outra orientação e com outro tema. Mas, como a mudança de orientação, em janeiro de 2011, os rumos da pesquisa encaminharam para algo que é muito significativo para mim por tratar do assunto/tema que é prioridade em minha vida: a Educomunicação. Ao mesmo tempo, estudar a rede salesiana é reavivar muito da experiência vivida entre os anos de 1988 a 2003 quando estive no cerne da vida salesiana.
Estimada Colega,
ResponderExcluirfelicito-a por mais esse passo. Oxalá possamos conhecer em breve a tese.
MP
Obrigada, porfessor Manuel!
ResponderExcluirSeu comentário em meu blog é honra, sabendo de sua larga experiência na relação comunicação/educação. Além do mais, seu blog chama-se Educomunicação.
Obrigada!
atenciosamente,