26 de abr de 2013

Educomunicação nas ações comunicativos de projetos interdisciplinares

A Educomunicação nas ações comunicativas dos projetos interdisciplinares da Rede SESI-SP: o caso do Eco-Desfile do Centro Educacional SESI 032 Catumbi

 


Mariluci do Carmo de Andrade

Meu trabalho de pesquisa foi iniciado a partir da verificação da necessidade apresentada pelos professores da minha equipe pedagógica do Centro Educacional SESI 032 Catumbi frente às possibilidades de uso das ferramentas midiáticas, em especial as mídias interativas, como estratégias de ensino e aprendizagem. 

Num primeiro momento, estabeleci como prioridade a construção de um projeto formativo que seria realizado em serviço aos docentes com oficinas previstas para acontecerem durante o segundo semestre letivo de 2012 e início de 2013, porém, não foi possível colocar na prática essa programação para a incorporação de tais ferramentas. Isso porque as etapas para o desenvolvimento do projeto Desfile Eco-Literário, trabalho desenvolvido com alunos do ensino médio que aliou o estudo das escolas literárias e sustentabilidade.


Com o desenvolvimento da pesquisa e sob a orientação e acompanhamento da Prof.ª Ma. Antonia Alves, recortamos no sentido de verificar as ações comunicativas que em suas dimensões proporcionaram uma mudança favorável em todos os sentidos, não apenas nas produções, mas especialmente nas relações entre os alunos e entre esses e os professores durante o desenvolvimento das etapas de desenvolvimento do projeto Desfile Eco-Literário.


Essa percepção fez com que em uma semana todo o trabalho mudasse, o foco passou a ser a verificação da relação dialógica estabelecida e a verificação da qualificação que os aspectos comunicacionais e educativos imprimiram ao desenvolvimento do Desfile.

Optamos, a partir de então, pela pesquisa-ensino, uma modalidade da pesquisa-ação (PENTEADO; GARRIDO, 2010), um método que “ouve” a voz dos atores do processo de ensino e aprendizagem, e através de questionários, depoimentos, dos meus apontamentos e análise das produções discente, pudemos concluir a relevância dos investimentos realizados, que favoreceram as relações interpessoais onde a ludicidade despertou o interesse dos alunos não apenas pelas atividades, mas também pela própria escola, além de auxiliar os aspectos didáticos na composição das estratégias de ensino e aprendizagem.

O ritmo impresso pela aplicabilidade das áreas e dimensões da Educomunicação abriu caminhos, não só para o sucesso que foi o Desfile Eco-literário, como também para viabilizar a estruturação de uma capacitação para uso das ferramentas da web 2.0 atualizando a prática pedagógica com a associação dos aspectos educomunicativos – uma ação posterior, que enquanto coordenadora pedagógica quero desenvolver na unidade escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!