Dissertações
Textos coletivos
“Criando Comunidade Virtuais de Aprendizagem e de Prática – CCVAP”, uma disciplina da linha de pesquisa “Educomunicação” inserida na área de concentração “Interfaces da Comunicação Social” do programa de Pós-Graduação de Ciências da Comunicação da ECA/USP. CCVAP foi criada pela professora Brasilina Passarelli.... (falar da EF, etc).
Mais que uma disciplina para criar comunidade virtual. Um verdadeiro laboratório das competências do “saber, saber-fazer e saber-ser”[1] – competências tão bem trabalhadas na educação, pois exige além do conhecimento, a capacidade de vivenciar o processo da interlocução de maneira descentralizada. Eis o ambiente propício para o saber-dialogar florescer, exercitado por meio da negociação de informações, de conhecimentos, de posturas, de opiniões, dentre muitas outras formas de manifestação e aceitação da opinião dos envolvidos no processo de comunicação.
O laboratório é desafiador, pois cria entranhamento para alguns, novidades para outros e expectativas para todos. Uma década de aprendizagem e de prática concede à disciplina autoridade para apresentar projetos de pesquisa, monografias e dissertações que atestam esse aprender a fazer juntos, lapidando as arestas de posicionamentos individuais e coletivos.
Uma das atividades dos estudantes é a produção monográfica de um tema que resulte na culminância da aprendizagem e da prática chamada de “Textos Coletivos”. Tem o mesmo formato de uma monografia, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), em torno de um objeto de estudo que se realiza por meio de uma metodologia de pesquisa que apresente o percurso e resultados alcançados ou vislumbrados. Apesar de seguir o rigor acadêmico, os pós-graduandos têm a liberdade de utilizarem-se da criatividade e das possibilidades da hipermídia para apresentar o formato final da produção.
Passarelli também é orientadora do programa de pós-graduação. Todos os seus orientandos fazem a disciplina exercitando na feitura dos textos acadêmicos em direção a sua dissertação ou tese, no caso de mestrandos ou doutorandos, respectivamente. Ao longo desses anos, já orientou ..... dissertações e teses...
Outra contribuição que agrega valor ao mundo acadêmico é a produção de resenhas que os estudantes realizam durante o semestre. O intuito da atividade é conhecer o maior número de autores que falam sobre o assunto, ao mesmo tempo em que oferece aos interessados a leitura de obras desafiadoras e cativantes.
Todo o conteúdo trabalhado durante o semestre vai moldando a composição do texto coletivo elegido pela turma.
Textos Coletivos
É interessante perceber a caminhada das turmas[2] ao longo desses anos. Em 2001, a turma tentou construir seu texto coletivo, porém o máximo que consegui foi a justaposição de um apanhado de textos sobre “Multimídia e a Narrativa Não-Linear”. Ainda sem compreender direito essa questão da negociação e com muitas incertezas, a turma partiu de um texto da professora da disciplina na tentativa de produção colaborativa. No entanto, tudo era muito novo. Nem a Wikipédia – maior site de construção coletiva do conhecimento – havia sido inaugurado.
[1] Competência é um conjunto de conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) e atitudes (saber-ser, aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação).
[2] Slides sobre o crescimento dos textos coletivos de 2001 a 2009. Disponível em: <http://www.authorstream.com/Presentation/antoniacj-384418-textos-coletivos-ccvap-educomunica-comunidades-virtuais-brasilina-passarelli-education-ppt-powerpoint/>. Acesso em: 13/05/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!