8 de out de 2009

Educomunicação e relações na EAD

Para mim é muito interesse o artigo "Inter-relações entre comunicação e educação: a educomunicação e a gestão dos fluxos comunicacionais na educação a distância" de Ademilde Silveira Sartori (UDESC, SC) publicado na UNIrevista - Vol. 1, n° 3 : (julho 2006), porque estou juntando forças, materiais e pesquisas sobre a educomunicação na área de EAD - educação a distância - para trabalhar no meu mestrado.

"Este artigo discute a gestão de processos comunicativos na modalidade a distância. Parte-se do conceito de Educomunicação como um conjunto de ações cuja finalidade é integrar às práticas educativas o estudo sistemático dos sistemas de comunicação, criar e fortalecer ecossistemas comunicativos e melhorar o coeficiente expressivo e comunicativo das ações educativas. A gestão educomunicativa concebe circuitos de fluxos comunicacionais que possibilitam a construção e troca de sentidos, portanto de importância capital para projetos em EaD," resume o artigo Sartori.

Aliás, o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação & Educação - NCE/USP já apontou essa questão em seu artigo no livro "Ensino on-line", organizado por Marco Silva. Para o Soares a Educação a Distância pode ser trabalhada na área de mediação tecnológica da Educomunicação - que também tem outras áreas de intervenção: formação para a comunicação, expressão e artes, comunicação para o exercício da cidadania, gestão da comunicação, dentre outras...

Acredito, particularmente, que as áreas mediação tecnológica e gestão da comunicação possam ser trabalhadas com bastante ênfase na Educação a Distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!