27 de out de 2009

Educomunicação ambiental no Brasil: entrevista com Heitor Queiroz de Medeiros

A jornalista Sucena Shkrada Resk do "Blog Cidadãos do Mundo", realizou entrevita com Heitor Queiroz de Medeiros, em julho e publicou em 26/10/2009, sobre educomunicação ambiental no Brasil. Medeiros é historiador e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais é um dos fundadores da Revista Brasileira de Educação Ambiental. Também atua como professor-visitante na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na área de Mestrado em Ciências Ambientais, Departamento de Ciências Biológicas e Departamento de Agronomia.

"A educomunicação é importante pela capacidade de poder potencializar as informações em educação ambiental, principalmente com relação ao eixo não-escolarizado. É evidente, que dentro das escolas, também esse tipo de comunicação tem valor, mas é um locus específico de trabalho de professores e alunos," afirma o historiador.

"Uma coisa é trabalhar a educação dentro dos veículos de comunicação de massa e utilizar a capacidade de capilaridade que eles têm. Outra coisa é você ter a capacidade de fazer com que as pessoas possam produzir os seus próprios materiais educacionais e que isso se transforme em um projeto pedagógico, desde os sinais de fumaça ou rufar de tambores aos potenciais da Internet," esclarece.

Leia a entrevista na íntegra e saiba como o especialista responde às perguntas do Blog:

"Qual é o papel da Educomunicação e a sua importância no processo de empoderamento da sociedade? Quem são os principais atores no processo de Educomunicação e como acontece a capacitação? Empoderar os cidadãos significa substituir o papel do poder público na EA? Fale sobre a proposta da Revista Brasileira da Educação Ambiental."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!