27 de set. de 2009

Educomunicação ganha o mundo


A educomunicação vem ganhando o mundo por meio de iniciativas, projetos, cursos e interesse daqueles que são apaixonadas pelo tema. As Salesianas (Filhas de Maria Auxiliadora) vêm trabalhando a área desde os anos 90 em diversos países.

De acordo com o Infonline, as irmãs e os salesianos (Salesianos de Dom Bosco) da República Tcheca e da Eslováquia lançaram um projeto sobre o tema para os animadores dos seus centros juvenis. Trata-se de uma escola organizada em quatro cursos com duração de dois anos. Ao final, haverá um festival para apresentar as produções realizadas pelos jovens.

"O objetivo final desta iniciativa é tornar conhecido aos jovens, com a ajuda de profissionais, de diversas atividades e de vários workshops etc., os valores e os perigos dos diferentes meios de comunicação e o seu impacto sobre suas vidas. Deseja-se dar aos jovens a possibilidade de aprender a utilizar os meios de comunicação de modo crítico e adquirir competências para poder transmitir a outros jovens os valores da vida usando produções já realizadas ou criando outras novas.

No início de setembro aconteceram em todas as duas nações as jornadas de inauguração dos cursos, com a participação dos superiores, tantos dos salesianos quanto das FMA, da ASC e VDB. Depois de um momento de oração e da entrega do programa da escola, os superiores presentearam os protagonistas da escola com uma crônica ainda nova, vazia, como símbolo de algo que começa e espera ser preenchido com alguma coisa significativa para os jovens de hoje. Os cursos da escola começarão em outubro, primeiro na República Tcheca e depois na Eslováquia. O festival final internacional será no verão de 2011.

«Iniciativas deste tipo são sinal de que nossa família está viva», disse o inspetor eslovaco dos salesianos. A inspetora das FMA acrescentou: «Desejo-lhes que os seus alunos sejam abertos e sensíveis, para que possam ser entusiasmados evangelizadores também através da mídia».

Fonte e foto: Infonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!