22 de dez de 2016

Capítulos de livros nas publicações da ABPEducom

Recentemente a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação lançou uma série de e-books nos quais participei com alguns artigos. O lançamento se deu no dia 5 de setembro de 2016.

Foram dois artigos no e-book Educomunicação e Diversidade: múltiplas abordagens um enfocando o jornalismo ambiental e outro foi o relato de uma mesa redonda que se realizou durante o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação.

No e-book Educomunicação e diversidade: integrando práticas, o artigo foi sobre a produção de pautas na Revista Se Liga. Já o artigo sobre as práticas educomunicativas no material didático salesiano foi apresentado no ebook Educomunicação e alfabetização midiática: conceitos, práticas e interlocuções.


PEREIRA, Alves Antonia; Ferreira, J. R. ; Silva, C. H. A. . Recuperando nascentes: do projeto ao jornalismo ambiental, encontros e desencontros.. In: Sátira Machado; Ismar de Oliveira Soares; Rosane Rosa. (Org.). Educomunicação e Diversidade: Múltiplas abordagens. 2ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. 1, p. 64-80.

PEREIRA, Alves Antonia. Diversidade e educomunicação: tecendo saberes e integrando práticas. In: Sátira Machado; Ismar de Oliveira Soares; Rosane Rosa. (Org.). Educomunicação e diversidade: múltiplas abordagens. 2ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. 2, p. 129-138.



PEREIRA, Alves Antonia; BAPTISTELA, E. S. T. . Do cotidiano à redação: o processo educomunicativo na produção de pautas da Revista Se Liga. In: Claudemir Edson Viana; Rosane Rosa; Sátira Machado. (Org.). Educomunicação e diversidade: integrando práticas. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. 1, p. 283-290.

PEREIRA, Alves Antonia. Práticas educomunicativas previstas no material de apoio do Sistema Salesiano de Educação. In: Ismar de Oliveira Soares; Claudemir Edison Viana; Jurema Brasil Xavier. (Org.). Educomunicação e Alfabetização Midiática: conceitos, práticas e interlocuções. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. 1, p. 80-92.




Educomunicação e Diversidade: múltiplas abordagens
Sátira Machado, Ismar de Oliveira Soares, Rosane Rosa(Orgs)
ISBN: 978-85-68365-05-2
Lançamento: 05/09/2016



A promoção do respeito à biodiversidade, ao socioambiental, à diversidade cultural, étnico/racial, religiosa e de gêneros sexuais têm impulsionado discussões emergentes no campo da educomunicação. Essas premissas ficam evidentes no livro “Educomunicação e Diversidade: múltiplas abordagens”, organizado por Sátira Pereira Machado, Ismar de Oliveira Soares e Rosane Rosa. O livro esta organizado em duas partes. Na primeira parte, encontram-se artigos que relacionam a educomunicação ao jornalismo ambiental, ao audiovisual e à formação cidadã para o desenvolvimento sustentável das sociedades. Na segunda parte, as reflexões giram em torno das práticas educomunicativas de combate ao racismo, à homofobia, à lesbofobia, à violência contra a mulher e de fomento à valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras.


Educomunicação e Diversidade: Práticas
Claudemir Edson Viana, Rosane Rosa e Sátira Machado (Orgs)
ISBN: 978-85-68365-03-8
Lançamento: 05/09/2016


O livro traz como eixo temático Educomunicação e Diversidade, agrupando artigos sobre relatos de experiências, e pretende integrar práticas e experiências que se deram nas áreas da comunicação, educação, da educomunicação, mídiaeducação, educação midiática e informacional, dentre outras. A diversidade de abordagens e situações em processos e contextos educativos diferentes é a ideia norte, organizadora do tratamento dado aos artigos que integram esta publicação que está organizada em 3 partes: 1- Educomunicação e Diversidade nos processos educativos do ensino básico; 2- Educomunicação e Diversidade nos processos educativos do Ensino Superior e Técnico; e, 3 -Educomunicação e Diversidade nos processos educativos em comunidades.



Educomunicação e Alfabetização Midiática: conceitos, práticas e interlocuções
Ismar de Oliveira Soares, Claudemir Edson Viana e Jurema Brasil Xavier (Orgs)
ISBN: 978-85-68365-04-5
Lançamento: 05/09/2016


O livro apresenta uma série de artigos sobre o tema divididos em quatro partes: 1-atualizando conceitos; 2- A educação midiática em diálogo com o currículo escolar; 3- A Educomunicação em interlocução com as políticas públicas; e, 4- Experiências de educação midiática em práticas educomunicativas e mídia-educativas. A obra dedica seus 24 artigos especificamente aos saberes e às práticas inerentes ao tema da alfabetização midiática. Numa perspectiva multidisciplinar, os leitores aqui encontrarão experiências alimentadas tanto pelos referenciais da mídia-educação (de origem europeia, sistematizada pela UNESCO na década de 1980, e que têm suas bases históricas no campo da Educação) quanto pelo paradigma da Educomunicação (que emerge dos movimentos sociais da América Latina, na confluência entre a comunicação alternativa e a educação popular freiriana, a partir dos anos de 1960 e 1970). O encontro destas correntes se dá em práticas onde os beneficiários são crianças e adolescentes, em seus desejos e direitos a participar de processos formativos que os introduzam no mundo da comunicação, tanto na escola quanto na comunidade onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!