11 de abr. de 2020

Grupo de Pesquisa EducomJOR Unemat

O Grupo de Pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR/Unemat) reúne ações de pesquisa, extensão e ensino, envolvendo pesquisadores de diversas instituições (Unemat, UFMT, ABPEducom-MT, CEE-MT, Seduc e, etc) e tem por objetivo realizar investigações sobre políticas públicas, produções culturais sobre práticas educomunicativas.



Aliado a projetos de extensão que trabalham a partir do paradigma da Educomunicação, o grupo tem por objetivo ampliar as possibilidades de leitura crítica da mídia, empoderar os atores sociais envolvidos no processo comunicativo, tanto os acadêmicos de Jornalismo quanto alunos de educação básica.
Ao discutir o paradigma educomunicativo em sua proposição de construção de ecossistemas comunicativos dialógicos e com postura ética e interdisciplinar, o Educom.JOR fomenta inter-relações a partir da diversidade em vista do exercício da cidadania. Além de investigar as produções dos projetos de extensão em tela, analisa experiências educomunicativas em território mato-grossense por meio de registro, realiza mapeamento e promove assessoria a organismos da sociedade civil e educacional, divulgando seus resultados em publicações e eventos científicos.
O grupo de pesquisa participa da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e promove o evento Colóquio Mato-grossense de Educomunicação (em sua 2ª edição).


Linhas de Pesquisa:
Linha 01 – Educomunicação, Educação Básica e Diversidade
A presente linha de pesquisa abriga estudos relacionados ao paradigma da Educomunicação no contexto da educação básica, no fomento de políticas públicas e nas discussões a respeito da diversidade. As discussões em torno dos projetos de extensão de Curso de Jornalismo vinculados à educação formal são promotoras de produção científica, além de propulsoras de ações de consultoria e de cidadania.

Linha 02 – Educomunicação, Jornalismo Participativo e Meio Ambiente
Nesta linha de pesquisa, o foco recai sobre o Jornalismo em sua abertura para o paradigma educomunicativo nas áreas de jornalismo, jornalismo participativo, ciberjornalismo, jornalismo ambiental a partir de uma proposta de construção colaborativa do conhecimento e de notícias a partir da concepção de ecossistemas comunicativos dialógicos.

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