Resumo:
O objetivo deste artigo é identificar a pertinência da educomunicação para os cursos de jornalismo, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire, fundamentado nas experiências realizadas em cursos de jornalismo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A análise parte da aplicabilidade do pensamento de Freire aos estudos jornalísticos, com base nas reflexões de Meditsch e Faraco, Oliveira e Ijuim, e resgata o diálogo e formação crítica para o exercício de um jornalismo capaz de promover a emancipação e libertação de sujeitos protagonistas, que assumam o controle e a responsabilidade numa sociedade midiatizada e mediada pela comunicação e tecnologia. As experiências mostram a apropriação do conceito da Educomunicação, a partir de Soares e Citelli, no ensino superior, alicerçada no tripé “ensino, pesquisa e extensão”.
Palavras-chave: jornalismo, educomunicação, comunicação e educação, Paulo Freire, emancipação
Antonia Alves Pereira,
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ). Professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Rose Mara Pinheiro,
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação
Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora do curso de Jornalismo e
do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p85-94
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