12 de fev de 2019

Educomunicação e Jornalismo, artigo na revista Comunicação e Educação

Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire é o mais novo artigo nosso (Unemat) publicado em coautoria com a professora Rose Pinheiro (UFMS).

Resumo:
O objetivo deste artigo é identificar a pertinência da educomunicação para os cursos de jornalismo, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire, fundamentado nas experiências realizadas em cursos de jornalismo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A análise parte da aplicabilidade do pensamento de Freire aos estudos jornalísticos, com base nas reflexões de Meditsch e Faraco, Oliveira e Ijuim, e resgata o diálogo e formação crítica para o exercício de um jornalismo capaz de promover a emancipação e libertação de sujeitos protagonistas, que assumam o controle e a responsabilidade numa sociedade midiatizada e mediada pela comunicação e tecnologia. As experiências mostram a apropriação do conceito da Educomunicação, a partir de Soares e Citelli, no ensino superior, alicerçada no tripé “ensino, pesquisa e extensão”.

Palavras-chave: jornalismo, educomunicação, comunicação e educação, Paulo Freire, emancipação


Antonia Alves Pereira,
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
http://orcid.org/0000-0002-6437-0874
Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ). Professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).


Rose Mara Pinheiro,
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
http://orcid.org/0000-0002-4362-4249


Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação
Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora do curso de Jornalismo e
do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p85-94



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!