Resumo:
O objetivo deste artigo é identificar a pertinência da educomunicação para os cursos de jornalismo, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire, fundamentado nas experiências realizadas em cursos de jornalismo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A análise parte da aplicabilidade do pensamento de Freire aos estudos jornalísticos, com base nas reflexões de Meditsch e Faraco, Oliveira e Ijuim, e resgata o diálogo e formação crítica para o exercício de um jornalismo capaz de promover a emancipação e libertação de sujeitos protagonistas, que assumam o controle e a responsabilidade numa sociedade midiatizada e mediada pela comunicação e tecnologia. As experiências mostram a apropriação do conceito da Educomunicação, a partir de Soares e Citelli, no ensino superior, alicerçada no tripé “ensino, pesquisa e extensão”.
Palavras-chave: jornalismo, educomunicação, comunicação e educação, Paulo Freire, emancipação
Antonia Alves Pereira,
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
![](https://www.revistas.usp.br/templates/images/orcid.png)
Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ). Professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Rose Mara Pinheiro,
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
![](https://www.revistas.usp.br/templates/images/orcid.png)
Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação
Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora do curso de Jornalismo e
do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p85-94
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