7 de mar. de 2014

Semana Educom integra quarta turma da Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP

Alunos e professores na oficina de silk screen 
Quem não pode ir à #Semana Educom da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), pode curtir a cobertura que os alunos fizeram no blog EducomUSP. O evento aconteceu entre 24 e 28 de fevereiro de 2014 na Universidade de São Paulo, mais precisamente na Praça do Relógio e ambientes da ECA. Seu objetivo era recepcionar e integrar a quarta turma que ingressou no curso por meio do último vestibular.


Quem não se lembra das camisetas de silk screen? Elas ainda existem. Na semana, os estudantes do curso - e de outros cursos - assim, como os professores - customizaram suas próprias camisetas. 

1965497_563220117118138_1586598946_o1621915_563220073784809_514863454_n1669764_563673120406171_1166604653_o1658715_563699907070159_73874650_oIMG_1785IMG_1556

Continue a ler a matéria na íntegra:



Ainda na segunda (24), já no período noturno, ocorreu a Aula Magna do curso, que contou com a presença de boa parte do corpo docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). A palavra ficou por conta dos professores da casa, Adilson Citelli e Ismar de Oliveira Soares, que desejaram as boas-vindas aos novos educomunicadores em formação, e do convidado especial, Rodrigo Ratier – editor da Revista Nova Escola e doutorando da Faculdade de Educação (FE-USP).

Ecano de formação, o jornalista compartilhou com os estudantes seu trajeto acadêmico e profissional que sempre o levou aos caminhos da educação. Quando universitário, Rodrigo foi um dos fundadores do Projeto Redigir – projeto de extensão da ECA que completa 15 anos em 2014. Na conversa, ainda lembrou os estudantes sobre a importância e a necessidade de uma formação que possa modernizar e, principalmente, revolucionar a educação do nosso país.

No dia seguinte, a atração da noite foi a inauguração do estúdio do departamento, onde os estudantes poderão produzir programas de áudio e vídeo com melhor qualidade. Pouco antes, os calouros foram apresentados aos laboratórios de PCs e Macs do CCA e realizaram uma dinâmica em roda que simbolizava o momento de grande alegria, integração e troca. O corte da simbólica fita vermelha do novo espaço foi feito por Roseli Figaro, professora e chefe do departamento, e por João Megale, técnico de audiovisual.

Após a cerimônia simbólica e posterior apresentação dos equipamentos pelos técnicos Daniel Pires e João, os calouros do curso deram depoimentos aos seus veteranos nas novas instalações, que serão compilados e divulgadas num vídeo-cobertura da Semana.

Na quarta-feira, a noite foi de muita troca e empolgação. Reunidos em roda na Tenda Cultura Ortega y Gasset, os alunos da Licenciatura e representantes de diversos projetos e ações ligados à educomunicação fizeram suas considerações sobre questões teóricas e práticas sobre a formação da área. A atração foi uma boa oportunidade de reunir diferentes propostas de intervenção comunicativa ou tecnológica voltadas para educação. No evento estavam presente representantes da seguintes organizações da socidade civil:

- Viração;
- Click;
- É nóis;
- Educ-ação;
- Ônibus Hacker;
- Cala-boca já morreu;
- AfroEducação;
- Lab-experimental;

Mediada pela professora Lucy Ferraz, os participantes da conversa puderam refletir sobre a pluralidade das diferentes vertentes e abordagens que a educomunicação pode ter enquanto prática de intervenção social. Na conversa foram evidenciadas muitas dificuldades compartilhadas, mas também possibilidades de se concretizar projetos pelo país. Vale destacar que a cobertura dessa roda de conversa foi realizada de forma coletiva e colaborativa por todos os participantes, na qual cada um esteve com as câmeras filmadora e fotográfica por algum momento para dar o seu olhar ao evento.

Na quinta-feira (27), o clima foi de aproveitar e explorar. Começando o dia no Centro de Práticas Esportivas (CEPEUSP), os veteranos levaram os bixos para conhecer o complexo aquático do clube e, posteriormente, o bandejão. Saindo do almoço, todos se reuniram para realizar o Giro Cultural da USP.
 
A bordo de um ônibus reservado especialmente para a Semana Educom, os alunos foram conduzidos por um passeio pelo campus da cidade universitária no Butantã e durante o trajeto puderam conhecer um pouco mais sobre a história da fundação da universidade, bem como curiosidades e fatos importantes sobre algumas unidades pelo caminho. Durante a noite, a festa ficou por conta do tradicional happy hour da ECA, a Quinta i Breja, encerrando as atividades do dia.

Para o fechamento da semana, os veteranos promoveram uma mostra com trabalhos audiovisuais realizados durante os três anos do curso em um telão montado ao ar livre na área de convivência dos alunos da ECA. A cada exibição, ocorria uma breve explanação para falar do processo de criação, do contexto e das técnicas e práticas envolvidas.

Paradoxalmente, apesar de tantas novidades e empolgação tudo acabou em pizza. Ao término da mostra, uma singela comemoração de encerramento ficou por conta da tradicional massa italiana e algumas cervejas.

 Fonte: ABPEducom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!