12 de nov. de 2007

Culminância do Projeto “Construção da Língua Portuguesa ao longo dos tempos”



Projeto Construção da Língua Portuguesa ao longo dos tempos


Os educadores da Escola Madre Marta Cerutti, reconhecendo o valor implícito das considerações de Marco Gasparetti, assumiu para o ano o projeto “A construção da Língua Portuguesa ao longo dos tempos”, que se desenvolve a partir dos critérios da Educomunicação.

Os alunos-pesquisadores são os protagonistas do projeto, desde a pesquisação à construção e divulgação dos resultados na internet. Além da pesquisa acadêmica realizada em sala de aula e acervos históricos, os alunos estão organizados em equipes para que o trabalho seja desenvolvido, de maneira participativa e democrática em vista da cidadania que se constrói em três equipes:

 Equipe de programadores que fazem a atualização on-line;
.Equipe de síntese que seleciona e reescreve, sinteticamente, o conteúdo pesquisado pelos demais alunos a ser colocado na internet;
.Equipe jornalística que investiga os procedimentos da pesquisa-projeto em sala de aula, entrevistando, fotografando e comentando o que acontecia por trás dos bastidores.

Protagonistas

Equipe de Redação


A equipe de redação é formada por alunos de 5ª séries ao Ensino Médio e assessorados pelos professores de Língua Portuguesa e da jornalista do projeto.
“Nós da equipe de Redação lemos todos os trabalhos dos nossos colegas das 5ª séries e separamos em tópicos para escrever os textos publicados no site da Escola. Foi um trabalho bom, pois foi unido e com a colaboração de todos. Assim, conseguimos concluir a primeira fase do Projeto ‘A construção da Língua Portuguesa ao longos dos tempos,’” descreveu a coordenadora da equipe Kamilla Kassen Zebian.

Equipe de Jornalismo
A equipe de jornalismo é formada por alunos de 5ª séries ao Ensino Médio e assessorados pelos professores de Língua Portuguesa e da jornalista do projeto. Estes jornalistas ‘amadores’ saíram à ‘cata’ de notícias, entrevistando os colegas e professores e especialistas na área de estudo; fotografando o que acontece por trás dos bastidores da pesquisa. Enfim, estão atentos a tudo que acontece no decorrer da pesquisa.

“Na 1ª fase, o grupo jornalístico concluiu que a Arte Rupestre é um desenvolvimento primitivo da pessoa humana. Marcas que para eles eram significantes, hoje é muito mais que importante faz parte da história. Uma história cheia de mistérios, crenças e rituais. Existem pessoas que se interessam por isso e acabam deixando tudo para descobrir esses mistérios que o homem primitivo deixou. O professor Wilson Ferreira é uma dessas pessoas. Ele nos ensinou sobre esse conteúdo, que certamente, um dia vão ter uma importância muito grande para nós. O jornalismo é um grupo de alunos que pesquisam, entrevistam e ensinam através de slides no ‘Power Point’ muitas coisas. Viajamos no tempo, e nós descobrimos que a história é muito importante” relata Caroline Penteado Ramos.

Outro jornalista ‘amador’ da equipe faz dá sua opinião. “Entrevistamos os professores para saber como eles estão ajudando nas pesquisas. Aqui na escola, veio o professor Wilson Ferreira que mostrou os objetos que ele possui e apontou os locais onde ficam os sítios arqueológicos da nossa região. Perguntamos para os professores articuladores da 1ª fase, Adriana e Maciel, o que eles estavam fazendo para a culminância da 1ª fase. Também vendemos fotos de eventos passados para arrecadar dinheiro para comprar filmes e pagar as revelações das fotos dessa fase,” conta entusiasmado o Adriano Márcio.

Equipe de Programadores

A equipe de redação é formada por alunos de 6ª série e do Ensino Médio e assessorados pelo programador de sistemas da Escola e pela jornalista do projeto.
Os alunos deram sugestões e escolheram os ícones a serem colocados na ‘Home Page’ e estão trabalhando numa página em flash para ser colocada em breve como segunda opção de acesso para navegação.

Álbum do Evento

De Lingua_Portuguesa


Apresentação dos Melhores Momentos



Páginas do Site em flash construído por dos alunos do projeto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!