24 de mai. de 2007

Inclusão Digital – a experiência do Portal Educacional Aprendaki

Inclusão Digital – a experiência do Portal Educacional Aprendaki 

O Portal Educacional Aprendaki é totalmente independente, por isso, é a central da educação agregando grupos, instituições, educadores, métodos, associações, enfim, todos aqueles ligados à educação. Seu forte são notícias educacionais, inseridas no Portal pela equipe jornalística do portal e pelos Comunicadores – usuários cadastrados nessa classificação e que tem a possibilidade de inserir suas informações em  tempo real – que são distribuídas pelo Kipress, um aplicativo de notícias instalado na máquina do usuário.  

Todos os usuários podem acessar o conteúdo noticioso e pedagógico gratuitamente, pois, num grande movimento de inclusão digital, em que o Portal, os Parceiros e Usuários colaboram na inserção do conteúdo. Acreditamos que inclusão digital é mais que acesso a máquinas, hardware. É acesso a conteúdo de qualidade e gratuito.  

Seu surgiu deu-se em 2003, como site educacional do Estado do Paraná. Após estudos no 
final de 2004, a nova direção do Portal arquitetou um projeto arrojado com a implementação de novas tecnologias interativas e um banco de dados mais robusto para atender em nível nacional. Essa nova configuração foi lançada em setembro de 2006, no Congresso e Feira Saber. De lá para cá, o portal teve um crescimento de 20,18% (setembro a janeiro/2007) e 60% de fevereiro até abril de 2007, o que mostra a grande aceitabilidade que o Aprendaki está tendo no meio educacional. 

A cobertura jornalística de eventos educacionais é  outra marca do Aprendaki que leva 
informação em tempo real para educadores e estudantes de todo o território nacional. Muitas vezes, esses agentes da educação não têm acesso ao que se discute nos grandes centros do País por questões financeiras, sócio-econômicas e culturais. Por tal motivo, o Aprendaki relata o que acontece, em tempo real, sobre as palestras,  palestrantes e discussões a cerca dos temas trabalhados. 

Tema: Inclusão Digital 

Área em questão: A Escola do Futuro – Os Portais Educativos 

Palavras-chave: Portal Educacional, inclusão digital, internet, conteúdo noticioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!