12 de nov. de 2007

Educomunicação em Língua Portuguesa e Artes



Os educomunicadores da Escola participaram do esboço do pré-projeto (texto mártir) até encontrar caminhos de possível execução. A partir desse momento, passaram a elaborar um tema geral com sugestões de dez atividades para o bimestre.
Num segundo momento, os alunos passam a interagirem na proposta, acolhendo as sugestões oferecidas pelos educomunicadores através de críticas e sugestões, suprimindo e acrescentando o que for entendido como interessante para o aprendizado autêntico da turma. Portanto, o trabalho pode ser diferente de uma turma para outra e deverá ser construído ao longo do ano escolar.


Culminância

Inicialmente, pensamos em realizar a culminância geral em dois dias de oficinas, preparadas pelos próprios alunos assessorados por seus professores; uma no primeiro semestre e outra no segundo.
Esse dia mensal para análise crítica da televisão, rádio e internet a partir de um tema específico eleito pelos alunos e preparado por eles, em oficina. A análise começaria a partir da possibilidade de expressão e seguiria para uma leitura crítica dos mesmos. O resultado da discussão poderá ser transformado em documentário-relatório, de apoio aos demais trabalhos pesquisados e construídos.
Decidiu-se fazer a culminância do 1° Bimestre, no dia 09 de maio de 2003, às 19 horas para toda a Comunidade Educativa, inclusive aberta ao público em geral. Cada série apresentará seus trabalhos em standers, assim distribuídos:
1ª série – Palavras
2ª séries – Animais
3ª séries – Viagens
4ª séries – Medos e Aventuras
5ª séries – Feira de Comunicação
6ª séries – Túnel dos Heróis
7ª séries – Teatro e Anedotas
8ª séries – Conto
Ensino Médio – Variação musical e lingüística – Banda gótica

No momento da apresentação, haverá uma abertura solene, seguida de visita aos standers, apresentação das quatro peças de teatro, anedotas e vinhetas das 7ª séries; continuando pela apresentação das novelas radiofônica e televisiva produzidas pelas 8ª séries; o Ensino Médio também apresentará os trabalhos musicais com a apresentação da Banda da Escola que eles ainda estão escolhendo nome.

Um dos slides apresentados durante o processo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!