10 de set de 2017

Livro fala da relação entre Educomunicação e a pedagogia de Dom Bosco

"Educomunicação: um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco" foi lançado em agosto de 2017 por mim, Antonia Alves Pereira. O livro é resultado da dissertação defendida na Universidade de São Paulo, em 2012, sob orientação do professor Dr. Ismar de Oliveira Soares.

A obra contextualiza as práticas educativas salesianas a partir do paradigma da educomunicação. “Fruto de um levantamento minucioso, a pesquisa buscou nas origens da história salesiana do ramo feminino em seus quase dois séculos, a inter-relação entre comunicação e educação, partindo do contexto latino-americano até chegar ao contexto mundial que assumiu a educomunicação como revitalização do Sistema Preventivo”, explica a professora ao Portal da Unemat.

Lançada pela Editora Fi em coedição com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), a obra está disponível gratuitamente em formato PDF, podendo também ser adquirida em versão impressa sob demanda. Ambos formatos podem ser adquiridos clicando aqui.

A reflexão sobre a Educomunicação transformou-se numa prática corrente entre as Salesianas, ao menos em nível institucional. Como será demonstrado ao longo da presente obra, as Salesianas vêm aprofundando a temática em assembleias mundiais, em eventos e em suas inúmeras publicações. É importante destacar que as Irmãs contam, para tanto, com uma importante contribuição, representada pelas Equipes de Comunicação Social (Ecosam), em nível continental, bem como com grupos articuladores, em nível local. No caso do Brasil, funciona a EcosBrasil, responsável pelo engajamento das religiosas nas discussões educomunicativas. Facilitando o envolvimento das Salesianas com o tema, em nível mundial, uma das lideranças deste processo de reflexão teórico-prático, a brasileira Maria Helena Moreira, de Belo Horizonte-MG, que participou de todos os eventos nacionais, continentais e mundiais que disseminaram o pensamento educomunicativo no país, acabou sendo eleita Conselheira Geral para o Âmbito da Comunicação Social de toda a ordem, contribuindo, desde Roma, para o debate sobre o conceito em todos os países onde a congregação mantém colégios e outras instituições de ensino.

​ISBN: 978-85-5696-173--0
Nº de pág.: 248

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!