O V Encontro Brasileiro de Educomunicação, a celebrar-se, em São Paulo, entre 19 de e 21 de setembro de 2013, apresentará um total de 34 atividades acadêmicas, desenvolvidas por 137 especialistas, analisando o tema Educação midiática e políticas públicas. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação e da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP.
As bases para os debates serão lançadas na primeira mesa redonda, na manhã do dia 20 de setembro, quando serão apresentadas as palestras: Os impasses na construção da política pública de produção audiovisual para crianças, no Brasil, por Marcus Tavares; Mídia, Educomunicação e Políticas Públicas de Educação: a experiência do Canal Futura, por Lucia Araújo e As Tecnologias da Informação e Comunicação e as Práticas de Educomunicação no Programa Mais Educação, com Cíntia Ines Boll, da Secretaria de Educação Basica-MEC.
Ao logo do evento, será discutuda a contribuição da universidade, da sociedade civil e da própria juventude para os debates em torno da educação midiática com intervenções como: O projeto da PUC/RJ para a formação do bacharelado em mídia e educação, com Rosália Duarte; O projeto da ECA/USP para a formação do licenciado em educomunicação, por Ismar de Oliveira Soares. Os organismos da sociedade civil e a implementação da midiaeducação, no Brasil com Silvana Gontijo e A contribuição da juventude para a consolidação da prática educomunicativa, no Brasil, com Vania Correia, que tomará como base a produção da Revista Viação e o trabalho da Rede Nacional de Jovens Comunicadores – RENAJOC.
Atividades
As atividades do V Encontro Brasileiro de Educomunicação compreendem 4 mesas redondas, 20 painéis, 7 grupos de relatos de experiências e 4 sessões diferentes de oficinas:
- 04 (quatro) Mesas Redondas, com 12 palestrantes, entre os quais Eduardo Castro, Diretor Geral da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação; Adauto Cândido Soares – UNESCO, Brasília e Fernando José Almeida - Diretor da DOT, SME da Prefeitura de São Paulo.
- 20 (vinte) Painéis, com 88 palestrantes/autores de papers, entre os quais: Renata Mielli, da coordenação executiva do FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Sergio Gomes – OBORE. Veridiana Alimonti – Intervozes e João Brant, assessor da SMC/SP.
- 07 (sete) Grupos de Relatos de Experiências, com 28 relatos, entre os quais - Produção de curtas metragens por crianças de 5 e 6 anos, com Graziella Matarazzo e Web Rádio Água: a educomunicação como ferramenta para a mudança de comportamento nas questões socioambientais, com Willbur Rogers de Souza,reltando experiência da Fundação Binacional Itaipu
- 04 Oficinas, oferecidos por 9 especialistas, com os temas: “Cinemação, com celular”, com Marcílio Rocha Ramos, UFBA; “Animação educomunicadora”, com Marta Russo e “Leitura crítica educomunicativa da mídia”, com alunos da Licenciatura em Educomunicação, sob a coordenação da Roseli Fígaro.
Para abrigar este conjunto de ações, a FAPCOM, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Rua Major Maragliano, 191, São Paulo/ SP. Entre as estações Metrô Vila Mariana Ana Rosa do Metrô) oferece um excelente espaço compreendendo um moderno auditório, um conjunto de salas de aulas e de laboratórios.
ABPEducom, Revista e Cobertura educomunicativa
Durante o V Encontro, teremos a Assembleia Geral da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, um espaço criado justamente para abrigar os especialistas no campo e os que se preparam para trabalhar como educomunicadores.
Na abertura do V Encontro, a Profa. Roseli Fígaro e o Prof. Adilson Citelli, editores da Revista Comunicação & Educação farão o lançamento do concurso para o selo comemorativo dos 20 anos da publicação. Trata-se da revista científica com maior acesso de pesquisadores da comunicação (ano de 2004), mantendo-se entre as três primeiras - das 20 existentes - ao longo dos últimos 8 anos. Será também apresentada a última edição da revista, produzida sob a responsabilidade das Paulinas.
Durante o evento, grupos de adolescentes e de jovens estarão realizando as “coberturas educomunicativas”. A iniciativa estará sob a coordenação da Agência Jovem de Notícias e Viração; do Programa Nas Ondas do Rádio e Imprensa Jovem da Prefeitura de São Paulo, assim como dos jovens educomunicadores da FUNDHAS – Fundação Hélio Augusto de Sousa, da Prefeitura de São José dos Campos, SP.
Informações sobre a programação: http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/p/apoio.html
Contato: <5educom2013@gmail.com>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!