18 de ago. de 2012

Educomunicação e Pedagogia de Projetos na Educação Básica


Proposta de palestra para educadores

Crédito: Logo do VI Simpósio de Educomunicação (2008)

A palestra Educomunicação e Pedagogia de Projetos na Educação Básica demonstra que o paradigma da Educomunicação enquanto uma nova maneira de vivência da prática pedagógica se articula de maneira positiva à metodologias inovadoras como a pedagogia de projetos.


Nessa conversa, apresenta-se a contextualização da Educomunicação em seu contexto histórico personagens como Paulo Freire (Brasil), Mario Kaplún (Uruguai) e Ismar de Oliveira Soares (Brasil), dentre outros. O conceito é diferente de Mídia Educativa, Informática Educativa e da proposta de oficinas em que um especialista ensina a fazer (oficinismo), levando os alunos a se apropriarem das técnicas para eles próprios produzirem cultura em sua realidade.

Graças a essa proposta metodológica embutida em seu cerne, a Educomunicação dialoga com a Pedagogia de Projetos, levando o ambiente educativo a ultrapassar as dimensões lúdica e didática do ensino-aprendizagem em direção à ampliação do coeficiente comunicativo que melhora as relações comunicativas entre os agentes sociais do ambiente educativo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!