28 de ago de 2012

Defesa do Curso Mídias na Educação

O curso de especialização Mídias na Educação do Ministério da Educação (MEC) é realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) para a oferta aos educadores do Estado de São Paulo.


Em São Paulo, o curso já está em sua quarta oferta. Entre julho e agosto, o curso proporcionou as últimas defesas de monografia por cursistas das ofertas 2 e 3. 

Tive a alegria de participar das defesas de monografias nos dias 18 e 25 de agosto em trabalhos muito instigantes e desafiadores.

  

Orientanda: Neuza Garcia Ribeiro Lodete
Orientadora: Profa. Ms. Carmen Lúcia Melg es Elias Gattás
Membro da Banca de Defesa: Profa. Esp. Antonia Alves Pereira
Monografia: Possibilidades de uso da ferramenta blog na prática pedagógica: estudo de caso da EMEIEF prof.ª Cleide Luiza Cabrini Góiz


Resumo: Buscou-se, nessa investigação, demonstrar a possibilidade de uso da ferramenta blog na prática pedagógica, por meio de pesquisa qualitativa realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Profª Cleide Luiza Cabrini Góiz, no município de Rubinéia (SP). Para tanto, realizou-se um estudo de caso, no qual alunos dos quintos anos e professores efetivos foram submetidos a questionário e entrevista sobre o uso do blog como ferramenta propulsora de aprendizagem. Nota-se tanto no questionário, quanto na entrevista, após serem analisadas, que o blog é de fato uma ferramenta eficaz para a promoção do ensino e aprendizagem, embora para os professores ainda se apresente como um recurso difícil de ser manuseado, pois foge um pouco da rotina de trabalho tradicional a que estão adaptados. Percebeu-se, assim, que para os alunos é uma ferramenta significativa e que vale a pena ser usada para promover a integração, cooperação e colaboração. Além disso, através de comentários e durante as aulas de Português, com a utilização do blog http://leituraeescrita5.blogspot.com, observou-se o quanto os alunos demonstraram progresso na leitura e escrita. Os pontos positivos e negativos do uso do blog, na prática pedagógica, bem como o fato da aversão entre os professores são discutidos ao fim do trabalho, sendo feitas ainda sugestões de melhorias, relativas ao trabalho com blog, buscando o envolvimento de outros alunos e dos professores.










Orientanda: Susete Aparecida Rodrigues Mendes
Orientadora: Profa. Ms. Carmen Lúcia Melg es Elias Gattás
Membro da Banca de Defesa: Profa. Esp. Antonia Alves Pereira
Monografia: BLOGS: uma inovação da  práxis  educacional no sec. XXI

Resumo: Esse  trabalho  monográfico  inv esti g ou  o uso  da  Web 2.0  por  parte  de  professores  e alunos  na  escola  pública.  Especificamente  a  pesquisa  objetivou  saber  como  a  utilização do  blog na  escola  pode  ser  uma  estratégia  inov adora  da  práxis  educacional  contribuindo como  um  recurso  pedagógico  que  favor ece  a  construção  do  conhecimento  e  quais  as facilidades    e    dificuldades    encontradas    para    utilização    desta    mídia  na  prática educacional.  Este  estudo  destaca  os  blogs  como  estratégia  educacional  facilitadora  do uso   de   tecnologias  de   publicação   e   comunicação,    promov endo   a   interação   entre   as pessoas  e  a  aquisição  de  conhecimento  compartilhado.  A  fim  de  verificar a  ocorrência dessas  condições  nos  espaços  da  blogosfera,  foi  examinada  a  atividade  dos  blogs educacionais   “Clube   da   Leitura”   e   “Serão  Extra”.   Fundamentados inicialmente nas teorias  e pensamento   pedagógico   de   Paulo  Freire, que   explicita   um   model o   de comunicação  horizontal e  democrático  para  construção  compartilhada  de  conhecimentos essenciais  para  a  formação  do  cidadão  critico,  capaz  de  transformar  o  mundo  e  vários autores  que  enfatizam   o  “blog ar”   como  prática   pedagógica,   tais  como:  Pierre  Lévy, Primo,  Moran,  Franco,  Santucci.,  Von  Staa, O' Donnell,  contextualiz ando  diversas possibilidades  do  uso  desta  ferramenta  em  sala  de  aula.  A realiz ação  da  observ ação  dos blogs  e  entrev istas dos  educadores,  apoiou- se  na  concepção  de  pesquisa  qualitativa,    que possibilitou  traz er  o  que  professores pensam  a  respeito  do  Blog ,  suas percepções e representações.  A  análise  das  interações  f eitas  na  experiência  citada  revela  a  viabilidade do  blog  como  ferramenta  pedagógica  de  tecnolog ia  educacional  inovadora  e  eficiente, atrav és  da  mediação  dos professores,  suas  propostas  e  interações  realizadas  com  pessoas de diferentes espaços geográficos.





Monografia: Prática Pedagógica Docente e as TICs na Educação: como se apresenta esta relação
Orientadora: Profª. Esp. Wania Malafaia
Orientanda: Maria Elaine de Oliveira Cardoso
Membro da Banca de Defesa: Profa. Esp. Antonia Alves Pereira (por Skype)

Resumo: O trabalho apresenta uma caracterização da utilização que os professores fazem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sua prática pedagógica, bem como seu perfil profissional (sua formação inicial e continuada e sua concepção pedagógica). Faz um
levantamento das opiniões, dos conhecimentos e dificuldades docentes em relação às TICs e a apropriação ou não delas no âmbito escolar. O estudo enfatiza e sugere a utilização das TICs conjugadas à Pedagogia de Projetos e aponta à necessidade de formação para que as TICs sejam efetivamente e plenamente incorporadas à Educação. O presente estudo demonstra como as TICs estão sendo desenvolvidas em uma escola a partir dos resultados de dois questionários: um deles subdividido em 7 dimensões, aplicados em uma amostra de 25 professores de educação básica dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Sorocaba e o outro direcionado à equipe gestora desta mesma escola, que apresenta os resultados quanto a sua caracterização, ao demonstrar seus recursos e equipamentos de informática/multimídia e ao apresentar as condições de uso e organização das TICs na escola. Os resultados evidenciam que a maioria dos professores pesquisados já possuem vários conhecimentos sobre as TICs e as utilizam no nível pessoal, mas que ainda precisam desenvolver a sistematização do seu uso através de projetos, como o trabalho sugere, ou através de outro meio que consiga melhorar a integração desses novos conhecimentos à prática pedagógica. A pesquisa também aponta a necessidade e a vontade dos professores em participar de formações continuadas para que possam se apropriar e efetivamente desenvolver todas as potencialidades que as TICs oferecem.

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