Em São Paulo, o curso já está em sua quarta oferta. Entre julho e agosto, o curso proporcionou as últimas defesas de monografia por cursistas das ofertas 2 e 3.
Tive a alegria de participar das defesas de monografias nos dias 18 e 25 de agosto em trabalhos muito instigantes e desafiadores.
Orientanda: Neuza Garcia Ribeiro Lodete
Orientadora: Profa. Ms. Carmen Lúcia Melg es Elias Gattás
Membro da Banca de Defesa: Profa. Esp. Antonia Alves Pereira
Monografia: Possibilidades de uso da ferramenta blog na prática pedagógica: estudo de caso da EMEIEF prof.ª Cleide Luiza Cabrini Góiz
Resumo: Buscou-se, nessa investigação, demonstrar a possibilidade de uso da ferramenta blog na prática pedagógica, por meio de pesquisa qualitativa realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Profª Cleide Luiza Cabrini Góiz, no município de Rubinéia (SP). Para tanto, realizou-se um estudo de caso, no qual alunos dos quintos anos e professores efetivos foram submetidos a questionário e entrevista sobre o uso do blog como ferramenta propulsora de aprendizagem. Nota-se tanto no questionário, quanto na entrevista, após serem analisadas, que o blog é de fato uma ferramenta eficaz para a promoção do ensino e aprendizagem, embora para os professores ainda se apresente como um recurso difícil de ser manuseado, pois foge um pouco da rotina de trabalho tradicional a que estão adaptados. Percebeu-se, assim, que para os alunos é uma ferramenta significativa e que vale a pena ser usada para promover a integração, cooperação e colaboração. Além disso, através de comentários e durante as aulas de Português, com a utilização do blog http://leituraeescrita5.blogspot.com, observou-se o quanto os alunos demonstraram progresso na leitura e escrita. Os pontos positivos e negativos do uso do blog, na prática pedagógica, bem como o fato da aversão entre os professores são discutidos ao fim do trabalho, sendo feitas ainda sugestões de melhorias, relativas ao trabalho com blog, buscando o envolvimento de outros alunos e dos professores.
Orientanda: Susete Aparecida Rodrigues Mendes
Orientadora: Profa. Ms. Carmen Lúcia Melg es Elias Gattás
Membro da Banca de Defesa: Profa. Esp. Antonia Alves Pereira
Monografia: BLOGS: uma inovação da práxis educacional no sec. XXI
Resumo: Esse trabalho monográfico inv esti g ou o uso da Web 2.0 por parte de professores e alunos na escola pública. Especificamente a pesquisa objetivou saber como a utilização do blog na escola pode ser uma estratégia inov adora da práxis educacional contribuindo como um recurso pedagógico que favor ece a construção do conhecimento e quais as facilidades e dificuldades encontradas para utilização desta mídia na prática educacional. Este estudo destaca os blogs como estratégia educacional facilitadora do uso de tecnologias de publicação e comunicação, promov endo a interação entre as pessoas e a aquisição de conhecimento compartilhado. A fim de verificar a ocorrência dessas condições nos espaços da blogosfera, foi examinada a atividade dos blogs educacionais “Clube da Leitura” e “Serão Extra”. Fundamentados inicialmente nas teorias e pensamento pedagógico de Paulo Freire, que explicita um model o de comunicação horizontal e democrático para construção compartilhada de conhecimentos essenciais para a formação do cidadão critico, capaz de transformar o mundo e vários autores que enfatizam o “blog ar” como prática pedagógica, tais como: Pierre Lévy, Primo, Moran, Franco, Santucci., Von Staa, O' Donnell, contextualiz ando diversas possibilidades do uso desta ferramenta em sala de aula. A realiz ação da observ ação dos blogs e entrev istas dos educadores, apoiou- se na concepção de pesquisa qualitativa, que possibilitou traz er o que professores pensam a respeito do Blog , suas percepções e representações. A análise das interações f eitas na experiência citada revela a viabilidade do blog como ferramenta pedagógica de tecnolog ia educacional inovadora e eficiente, atrav és da mediação dos professores, suas propostas e interações realizadas com pessoas de diferentes espaços geográficos.
Monografia: Prática Pedagógica Docente e as TICs na Educação: como se apresenta esta relação
Orientadora: Profª. Esp. Wania Malafaia
Orientanda: Maria Elaine de Oliveira Cardoso
Membro da Banca de Defesa: Profa. Esp. Antonia Alves Pereira (por Skype)
Resumo: O trabalho apresenta uma caracterização da utilização que os professores fazem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sua prática pedagógica, bem como seu perfil profissional (sua formação inicial e continuada e sua concepção pedagógica). Faz um
levantamento das opiniões, dos conhecimentos e dificuldades docentes em relação às TICs e a apropriação ou não delas no âmbito escolar. O estudo enfatiza e sugere a utilização das TICs conjugadas à Pedagogia de Projetos e aponta à necessidade de formação para que as TICs sejam efetivamente e plenamente incorporadas à Educação. O presente estudo demonstra como as TICs estão sendo desenvolvidas em uma escola a partir dos resultados de dois questionários: um deles subdividido em 7 dimensões, aplicados em uma amostra de 25 professores de educação básica dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Sorocaba e o outro direcionado à equipe gestora desta mesma escola, que apresenta os resultados quanto a sua caracterização, ao demonstrar seus recursos e equipamentos de informática/multimídia e ao apresentar as condições de uso e organização das TICs na escola. Os resultados evidenciam que a maioria dos professores pesquisados já possuem vários conhecimentos sobre as TICs e as utilizam no nível pessoal, mas que ainda precisam desenvolver a sistematização do seu uso através de projetos, como o trabalho sugere, ou através de outro meio que consiga melhorar a integração desses novos conhecimentos à prática pedagógica. A pesquisa também aponta a necessidade e a vontade dos professores em participar de formações continuadas para que possam se apropriar e efetivamente desenvolver todas as potencialidades que as TICs oferecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!