17 de fev. de 2010

Radar Educomunicação XIV

Educomunicação transforma...

Matéria da Revista Educação aponta a educomunicação como motor de transformação
A edição 154 da Revista Educação aborda a educomunicação na matéria de Rachel Cardoso sobre a “luta contra o estigma”.
Inicia seu texto contando a história de uma adolescente que sempre penou para tirar boas notas em matemática, mas que se superou com as aulas de reforço e venceu as sequelas da baixa escolaridade da família.
Outro exemplo apresentado é de um estudante universitário que desistiu do curso por não ver grandes perspectivas até que ingressou como multiplicado no projeto Educomunicação, iniciativa da Universidade de São Paulo (USP).
O objetivo dessa área, segundo a revista, é “o crescimento da auto estima e da capacidade de expressão das pessoas”.


Psicologia atenta à educomunicação

O “Psicoeducom” aborda a psicologia na Confecom, relatando a participação dos psicólogos durante o processo nos eventos municipais, livres, estaduais e nacional.
As principais propostas defendidas foram o fim da publicidade voltada para crianças; o fim da publicidade de bebidas alcoólicas; o fim da publicidade da exploração da imagem da mulher, do homem, das crianças e dos adolescentes; controle social do abuso que os meios de comunicação comentem; repensar o incentivo aos abusos no transito.

O blog tem o objetivo de ser “um canto para encontrar e discutir comunicação, educação, educomunicação e psicologia”.
Isso porque a psicologia e os psicólogos tem estreitado suas relações com a comunicação.
“A psicologia tem sido um saber utilizado pelos comunicadores para pensarem suas produções e fazê-las circular, ao passo que os psicólogos têm se interessado mais pelo papel da comunicação na formação das pessoas e como estas tem feito a comunicação,” segundo a editora do blog, Jura.

A blogueira ainda cita eventos e órgãos da área de psicologia que têm adotado a comunicação em suas temáticas.
Destaca também a presença da educação como alternativa para as pessoas se prepararem melhor para a leitura da mídia.


Mutirão de comunicação da Igreja Católica



No início do mês (3 a 7 de fevereiro) aconteceu em Porto Alegre-RS o 1º Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe (Muticom), de acordo com informações registradas no blog “Midia Católica”.

Teve por objetivo "promover espaços de diálogo sobre os processos de comunicação à luz da cultura solidária, na construção de uma sociedade comprometida com a justiça, a liberdade e a paz".

O evento foi estruturado em três eixos temáticos: Novos cenários políticos e sociais latino-americanos e os processos de comunicação, Economia e comunicação na era digital e Comunicação no diálogo das culturas.
Teve a participação de representantes de 37 países.

Mais informações podem ser conferidas:
Twitter do Muticom > twitter.com/muticom
Hino do Mutirão (clique aqui)
Livro eletrônico (E-Book) do Mutirão da Comunicação
Rádio Mutirão online (para ouvir, clique aqui)

Ismar tem seu nome em Centro de estudos e pesquisa
Segundo informações disponibilizadas no blog do Núcleo De Tecnologia Educacional Prof. Washington Luís Barbosa Lopes (NTE - Seduc - Belém/PA), a instituição inaugurou o Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia Prof. Ismar Oliveira.
O NTE também acaba de lançar sua rádio Web e planejar para 2010 seu I Festival multimídia das escolas públicas.
Ao abraçar essas ideias deseja estimular os professores da SEDUC-PA a se desafiarem no aprendizado de técnicas e metodologias que estimulem uma “leitura crítica da comunicação e da educação para comunicação”, integrando-as à sua prática cotidiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!