25 de jan. de 2013

Defesa de Mestrado II - Resumos



Minha Dissertação de Mestrado, em breve, estará disponível na Biblioteca de Teses da USP.
Aqui disponibilizo o resumo da mesma em Português (Resumo), Inglês (Abstract)Espanhol (Resumen) e Italiano (Riassunto) com agradecimento às pessoas que me ajudaram na tradução:
  • Rosamaria Moreira (Inglês)
  • Josefa Vicente Encinas (Espanhol)
  • Ir. Narcisa Berti (Italiano)




RESUMO


PEREIRA, Antonia Alves. A Educomunicação e a Cultura Escolar Salesiana: A trajetória da construção de um referencial educomunicativo para as redes salesianas de educação em nível mundial, continental e brasileiro. São Paulo, 2012. 292 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

A metodologia deste estudo empírico-documental se deu por meio de um estudo de caso intensivo da Rede Salesiana de Escolas que investigou o entendimento da maneira salesiana de construir o conceito de Educomunicação a partir do confronto entre suas tradições – especialmente, das necessidades colocadas pela cultura midiática e pelo Sistema Preventivo Salesiano – e as possibilidades oferecidas pelo novo conceito para a renovação da missão institucional. 

Sua trajetória demonstra como se deu essa apropriação em nível mundial, continental e nacional, desde que a Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana, assessorada Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, fora implantada em suas instituições. 
A proposta educomunicativa chegou ao espaço mundial quando o ramo feminino dessa organização salesiana identificou nele elementos capazes de atualizar seu carisma e método de ensino denominado por Sistema Preventivo, o que possibilitou sua chegada aos cinco continentes. 
A esse grupo, juntou-se o ramo masculino da organização para assumiu a educomunicação como política de trabalho a ser implantado nas escolas do continente americano durante o encontro continental de escolas que se realizou em Cumbayá, Equador (2001). 
Este fato possibilitou o surgimento da Rede Salesiana de Escolas no Brasil. 
A pesquisa visa investigar como se deu essa apropriação conceitual e se teve igual força nas escolas gerenciadas pelos Salesianos e Salesianas. 
Sete anos após (2008), a rede de escolas continental continuou aprofundando essa perspectiva em torno do que chamou “fato educomunicacional”
Em 2010, a rede brasileira assume e socializa para as escolas do Brasil a literatura produzida pelas Salesianas sobre o conceito e prática da Educomunicação, promovendo no mesmo período cursos de formação para seus educadores. 

A pesquisa conclui que os avanços registrados foram significativos, levando em conta a mobilização em torno do processo de reflexão e suas ressonâncias em torno da práticas verificadas tanto na produção literária – documentos sobre o conceito e sua inserção no material didático a serviço da Rede Salesiana de Escolas – quanto na mídia salesiana que circula informações sobre a difusão do conceito nas práticas salesianas ao redor do mundo. 
A investigação também demonstra que o conceito não está sendo imposto pelas lideranças do sistema educativo, mas construído de acordo com o entendimento que a organização vai obtendo em seu percurso reflexivo e prático. 
Sendo esta a primeira pesquisa que traça o percurso da Educomunicação no espaço de um sistema internacional de ensino, o trabalho apresenta elementos que podem ajudar na implementação do conceito em ambientes de redes complexas de educação formal.

Palavras-chave: Educomunicação, Ecossistemas comunicativos, Rede Salesiana de Escolas, Comunicação e Educação, Pedagogia da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!