22 de mar. de 2012

Educomunicação no Polo SP

Estou acompanhando o Comitê de Educomunicação do Polo SP da Rede Salesiana de Escolas (RSE) em sua implementação de ecossistemas comunicativos nas escolas salesianas.



Representantes de escolas salesianas do Estado de São Paulo se reuniram na capital no dia 8 de março de 2012 para continuar sua caminhada em torno da educomunicação. Constituído como Comitê de Educomunicação, os educadores vêm estudando a temática deste setembro de 2011 quando aconteceu o II Encontro de Educomunicação do Polo SP.


Depois deste evento já aconteceram reuniões mensais para continuar o estudo em torno da implementação do conceito educomunicativo nas escolas. Nos encontros de outubro e novembro, o professor Ismar de Oliveira Soares acompanhou o grupo, dando sua contribuição educomunicativa.

Outro evento importante foi o Grupo de Reflexão Pedagógica (Grepão) que aconteceu em São Paulo, em janeiro, no qual o professor Ismar falou com diretoras, coordenadores e educadores das escolas salesianas paulistas e de obras sociais.

Não é de hoje que o professor Ismar acompanha o grupo salesiano. Em outubro de 2011 esteve na Colômbia assessorando um dos temas do Congresso da Família Salesiana. Essa assessoria, na verdade, começou em 2000, em Caracas, quando foi elaborada a Proposta de Educomunicação para a Família Salesina. Continuou em 2002, em Cachoeira do Campo-MG, quando houve o Seminário Interamericano de Educomunicação para as Salesianas (FMA) discutirem estratégias de colocar essa proposta em ação nas comunidades educativas.

A pesquisadora Antonia Alves que investiga o conceito educomunicativo nas escolas salesianas vem participando de todos os eventos em São Paulo.


Matéria publicada em: CCA-ECA-USP e Comitê Educomunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!