23 de mai de 2011

JOVAED - Jornada Virtual ABED de EAD acontecerá em junho e será gratuita




JOVAED - Jornada Virtual ABED de EAD acontecerá em junho e será gratuita


Um evento para discutir sobre o aprendiz de EAD no Brasil e suas necessidades com temas e moderadores que trabalharão em diversas ferramentas da internet.



A Jornada Virtual ABED de Educação a Distância - JOVAED acontecerá entre os dias 10 a 21 de junho de 2011 e reunirá educadores para discutir temas relacionados à EaD. É uma promoção da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) respaldada pelo sucesso do 7º SENAED que também aconteceu a distância, em 2009.



Suas atividades serão abertas e gratuitas. O Aprendiz de EAD no Brasil - Quem é, do que Precisa? é o tema desta Jornada que se realiza por meio atividades assíncronas e síncronas (em tempo real) em diversas plataformas da Web, tais como: listas de discussão, fóruns, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs e microblogs, wikis, podcasts, vídeos, videoconferências e webconferências, rádio, televisão, games e mundos virtuais.



Para o presidente da ABED, Fredric M. Litto, é importante valorizar os estilos de aprendizagem em tempos de  novas tecnologias porque elas permitem a aprendizagem “sob medida” para cada aprendiz. Nesse sentido, a “ABED encoraja toda a comunidade nacional de EAD, tanto instituições quanto profissionais, a compartilhar com os participantes dessa Jornada Virtual seus métodos e resultados de pesquisa na tentativa de conhecer ao máximo seus alunos — suas necessidades, hábitos de estudo, formas de comunicação e outros aspectos imprescindíveis para o planejamento de programas de EAD, apoio aos alunos e aperfeiçoamento continuado do nosso ensino, seja formal ou informal”, convoca o professor Litto.



Discutir diversas temáticas ligadas à modalidade de EAD é “respeitar diferentes estilos de aprendizagem. Assim, se você aprende melhor visualmente, pode participar das atividades no Flickr, no YouTube e em WebCasts, por exemplo. Se tem mais facilidade para aprender com áudio, pode acompanhar os podcasts que serão disponibilizados durante o evento. E se gosta mais de interagir por texto, pode escolher as atividades em blogs, listas e fóruns de discussão. E poderá ainda participar de atividades imersivas em mundos virtuais. Ou seja, você terá liberdade de montar o seu cardápio em função do seu estilo de aprendizagem,” argumenta o coordenador geral da JOVAED, João Mattar.




As atividades envolverão palestrantes e moderadores que se destacam na prática e reflexão sobre EaD no Brasil e no exterior. Alguns trabalhos e palestras apresentados durante o evento, assim como o resultado das discussões e construções coletivas, serão publicados no próximo número da Revista Galáxia da ABED.



Como se inscrever?
As inscrições devem ser feitas diretamente no hotsite da JOVAED no site da ABED. No endereço é possível visualizar todas as atividades, palestrantes/moderadores e ferramentas disponíveis.



Para conhecer o Programa
No site da ABED está disponível uma versão inicial do programa, com a indicação das ativiades síncronas e assíncronas, que está em constante atualização.
Para acessar, clique aqui.




Sobre a JOVAED
A Jornada é coordenada pelo professor João Mattar, que contará com o apoio de uma equipe de voluntários especialmente escolhidos para a missão: responsável pelo Programa (Breno Trautwein), pela Comunicação e Marketing (Antonia Alves), pelo Teste de Ferramentas (Cristiane Marcelino e Patricia B. Scherer Bassani), e pela organização geral (Maria Delcina Feitosa e Maria Elza Ataide )




JOVAED NAS REDES SOCIAIS
A JOVAED estará sendo divulgada também nas redes sociais. No Twitter, utilize sempre a hashtag #jovaed para conversar sobre o evento, por isso não se esqueça de acrescentar essa expressão em suas mensagens.



SERVIÇO:
Data: 10 a 21 de junho de 2011
Inscrição: http://www.abed.org.br/jovaed2011/inscricao.asp
Página do evento: http://www.abed.org.br/jovaed2011
Twitter: utilize sempre a hashtag: #jovaed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!