8 de dez. de 2010

hashtag #eadsunday em outubro e novembro de 2010

Durante a pesquisa monográfica que realizei durante os meses de outubro e novembro de 2010 no #eadsunday vi muitas vozes chegarem, marcarem presença ou simplesmente ir.
Na monografia falei delas no item 5.2.4 "Observando o aparecimento das hashtags", no quinto capítulo: Co-enunciadores, olhares que emergem.

"(...) percebe-se que as hashtags são expressões de sentido para um determinado participante, associando-o a um determinado evento social, profissional, acadêmico ou pessoal. E o fato de divulgar mais de uma hashtag num mesmo tweet, mostra o quanto esse co-enunciador está determinado a dar “vez e voz” ao mesmo.

Ilustramos as hashtags que adentram nesse universo com duas nuvens de tags criadas no site Worldle (http://www.wordle.net/create), uma com o número de vez em que apareceram e outra mostrando o número de vezes em que pareceram na catalogação das semanas observadas. A importância da primeira está no fato de ser fiel ao número de vezes em que a temática fora citada, pois além de #eadsunday que aparece em todos os 1.636 tweets, aparecem também em número de vezes: #icava (162), #educomunicacao (25), #ciee2010 (13), #plenk2010 (12), #educa (11), #ead (10), #followsundae (9), #twittergrafia (8), #ticeduca2010 (5), #RiodeJaneiro (4). Aparecem citadas

por três vezes: #CTAE, #edtech, #evwg, #vozdacomunidade; por duas vezes: #eadtuesdayholidaydiadascrianças, #educacao, #globaled10, #hsm_gy, #mediaon, #PLE, #sbcie, #TedxAmazonia; por uma vez: #abed_brasil, #aovivo, #avealmec, #CIEE, #cool, #CPMFNAO, #DesayunosTc, #design2010, #eadtuesday, #eadweek, #ECDigital, #edmusical, #edmusichat, #Educação, #educachat, #educacion, #educatx1, #ENEM, #enemfail, #entorns1x1, #etic2010, #FF, #FitoFestival, #moodle, #moodlemoot, #moran, #oer, #Psicologia, #rea, #SecondLife, #sempre, #sociallearning, #SoMe4Trainers, #Univali, #UNONM e #ventesol.


Wordle: eadsunday

Já a segunda nuvem tem sua importância por demonstrar que as hashtags iam e viam, em vários momentos durante o período observado, evidenciando sua importância no estágio das discussões. Comparando as duas nuvens pode-se dizer que uma palavra citada 162 vezes na primeira semana de outubro, só apareceu mais uma vez no período observado. (PEREIRA, 2010, p. 88)"

Wordle: eadsunday_hashtags2


............ Trata-se de uma monografia de final de disciplina no curso de Mestrado do PPGCOM da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!