23 de ago de 2010

Apresentando no Intercom 2010

Intercom 2010, aí vamos nós!
Trata-se de um artigo contando a experiência de escritura hipertextual durante a disciplina Criando Comunidades Virtuais de Aprendizagem - CCVAP, da professora Drª Brasilina Passarelli.
O mesmo encontra-se na relação DT 6 – GP Comunicação e Educação:

3139-1 - COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – UMA LEITURA DESPRETENSIOSA SOBRE OS CONCEITOS DE AUTORIA, CONTROLE E COMUNIDADE A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITURA HIPERTEXTUAL E COLETIVA
Antonia Alves Pereira (Escola de Comunicações e Artes); Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (Universidade de Sâo Paulo); Carlos Eduardo Lourenço (Universidade de São Paulo e Uninove)
DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação
Palavras-chave: Autoria, Poder, Comunidades, Tecnologias de Informação e Co, TICs

[Resumo] [Trabalho]

Na sociedade contemporânea, a potencialização do uso de novas ferramentas de comunicação e interação tem apresentado desafios para o entendimento das relações sociais. A experiência humana em novas comunidades de ensino e aprendizagem baseadas na utilização da rede mundial de computadores, por exemplo, pressupõe a reconfiguração dos papéis tradicionais de mestre e aprendiz e de autor e leitor. Nesse contexto, se por um lado as relações de poder e controle deixam de estar pautadas num centralismo e em modelos hierárquicos verticalizados; por outro, ganham novas formas de existência a ponto de se poder falar em sociedade de controle. Este trabalho se propõe discutir as temáticas autoria, controle e comunidades. Sua redação ocorreu a partir de um trabalho coletivo de revisão bibliográfica, redação e edição, experiência que foi muito interessante para o entendimento da temática proposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!